- Por Felipe Gomes

8 truques para o anti-idade funcionar melhor

Vem ver como fazer seu creme anti-idade funcionar melhor!

Não dá para sonhar com uma pele perfeita sem cuidar dela. Mas será que você sabe tirar o máximo do seu creme anti-idade? Anote esses truques de expert para garantir pele sempre radiante e jovem!

1 Esfolie primeiro

“A camada mais superficial da pele – camada córnea – é composta por queratina, proteína impermeabilizante que é conhecida como célula morta”, explica a dermatologista Denise Lage. A camada córnea é uma importante barreira que protege a pele contra as agressões do meio ambiente (contra fungos, vírus, bactérias, agressores físicos), além de regular a temperatura do nosso organismo ao impedir a perda de água.

A queratina funciona como se fossem os tijolos e os lipídios – que ficam entre a queratina – seriam o cimento. Os lipídios são responsáveis pela retenção da umidade da pele.

“Quando há acúmulo de queratina na superfície da pele existe uma limitação na penetração dos ativos dos cremes”, fala Denise. “A esfoliação retira as impurezas da camada externa da pele, tornando a pele mais receptiva aos ativos dos cosméticos e consequentemente melhora a textura da tez.”

2 Pela ordem

Tudo o que é aplicado primeiro penetra melhor. “Dependendo do produto aplicado, ele pode formar uma barreira ou película que impede a absorção dos demais produtos”, avisa Denise.

Então, se você está lutando contra rugas, espinhas ou manchas solares, os ingredientes mais ativos devem ser aplicados primeiro. Se você estiver usando dois produtos para dois problemas diferentes, aplique um na pele limpa pela manhã e o outro na pele limpa, à noite. 

“Também podemos manipular produtos com ativos para mais de uma função – para rugas e melasma, rugas e acne, dependendo da necessidade de cada pele, ou seja, aplicaremos um único produto para tratar diferentes problemas”, fala a dermato. Outra opção, que atende de maneira geral, é aplicar antioxidante pela manhã e filtro com cor (impede envelhecimento e melasma) e ácido, como retinóico em noites alternadas com anti-aging hidratante.

3 Limpe bem

“Ordem dos produtos sempre é: limpeza com sabonete especifico para seu tipo de pele, tônico facial, antioxidante  e protetor solar. Protetor solar sempre vem por último”, ensina Denise.

À noite, em vez do filtro, use seu creme noturno. Exatamente pela absorção, pois o creme forma uma barreira maior, impedindo a penetração dos ativos dos demais produtos

4 Respeite a temperatura da água

“Lavar o rosto com água morna ou quente favorece o ressecamento da pele e pode ainda provocar a produção exagerada de gordura, causando acne, dermatite seborreica, piora da rosácea entre outros problemas. Por isso, lave o rosto e corpo com água em temperatura ambiente ou fria”, aconselha a médica.

5 Aplique logo depois de lavar o rosto

A pele úmida age como uma esponja, absorvendo o que quer que seja. “A pele úmida absorve melhor a água e, portanto, melhora a qualidade da hidratação. Isso funciona muito bem para hidratação corporal logo após o banho.”

6 Deixe retinóides para a noite

“Nem todos os retinóides são fotossensíveis (sensibilidade a luz solar). A tretinoína, excelente antiaging, por exemplo, é fotossensível e portanto deve ser aplicada à noite e lavada com a água e sabonete pela manhã e nunca esquecer do filtro solar!”, fala Denise. “Já o adapaleno, que também é um retinóide, usado no tratamento da acne, por não ser fotossensível, pode ser utilizado duas vezes ao dia, de manhã antes do filtro solar e a noite, podendo ou não ser alternado com outro produto.”

7 Experimente os soros

“O sérum é uma forma de apresentação semelhante a um soro, no que diz a respeito a textura, aparência e penetrância”, fala Denise. Foi desenvolvido para atuar de forma mais concentrada na pele, pois devida à sua rápida absorção e por ter a forma de um líquido mais viscoso, leva dentro da pele ativos de maneira mais eficaz. “Dependendo dos ativos pode ser usado como antiaging, ação clareadora, efeito lifting, antioxidante, tratamento de acne, de rosácea…”

8 Combine certo

A radiação solar é responsável por boa parte do envelhecimento da pele, pois gera radicais livres que são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento cutâneo. “O protetor solar exerce um bloqueio externo contra a radiação solar, pois age superficialmente na pele, mas não é capaz de impedir 100% os danos causados pela radiação solar — só aproximadamente 55%”, alerta Denise.

“Assim a combinação de filtro solar e antioxidante (existem excelentes produtos à base de vitamina C que são mais estáveis) até dermoscométicos são capazes de oferecer uma proteção mais completa”, finaliza.

(infográfico)

Perfect skin

Confira produtos que vão turbinar seu tratamento anti-idade

Esfoliante Facial Shiseido https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-waso-soft-cushy-polisher-esfoliante-facial-75ml/

Mousse de Limpeza Facial Givenchy https://www.belezanaweb.com.br/givenchy-readytocleanse-cleansing-creamingel-mousse-de-limpeza-facial-150ml/

Creme Anti-Idade Anna Pegova https://www.belezanaweb.com.br/anna-pegova-pegoretinol-nuit-creme-anti-idade-noturno-40ml/

Sérum Hidratante Weleda https://www.belezanaweb.com.br/weleda-primula-serum-anti-idade-30ml/

Protetor Solar Facial Ada Tina https://www.belezanaweb.com.br/ada-tina-normalize-ft-fondotinta-fps-30-protetor-solar-facial-com-cor-50ml/