- Por Wilson Weigl

Como evitar queda de cabelo masculino

Ela tira o sono (até mais que falta de dinheiro). Mas às vezes dá para atenuar ou reverter o problema e recuperar a força dos fios com cuidados e produtos certos.

Embora a herança genética desempenhe o principal papel no drama da queda de cabelo (a famigerada alopecia), ela tem várias outras causas, bem mais simples e fáceis de solucionar. Maus hábitos alimentares, stress, caspa, excesso de oleosidade no couro cabeludo e até cigarro e álcool comprometem o crescimento saudável dos fios.

Se a sua tendência à calvície não vem mesmo da herança familiar (a chamada alopecia androgenética, mais complicada de tratar), você pode ter controle sobre a situação. Confira cinco táticas sugeridas pelo cabeleireiro Édison Soares, do salão Sexton, de Porto Alegre.

 

1. Use shampoo e loção antiqueda

Nenhum produto faz milagre, mas o enfraquecimento dos fios pode ser consequência de falta de nutrientes e até de inflamação no couro cabeludo. “Shampoos e loções contêm ativos como vitaminas e aminoácidos que combatem fungos e nutrem raízes e fios, encorpando e engrossando o cabelo”, diz Édison. Quanto mais cedo você começar a usar um desses produtos, melhores os resultados, explica o cabeleireiro.

2. Lave o cabelo todo dia

Ao contrário do que se ouve por aí, lavar a cabeça diariamente não provoca queda ou qualquer outro problema no couro cabeludo. Pior é deixar o cabelo impregnado de oleosidade, suor e poluição — isso sim contribui para a caspa e o enfraquecimento dos bulbos capilares, que ficam sufocados embaixo de tanta sujeira. “O cuidado é sempre usar shampoo suave, formulado para uso diário”, frisa Édison.

3. Passe o shampoo duas vezes

Como a gente geralmente tem cabelo curto, mancada comum é passar shampoo uma vez só e achar que o serviço está bem feito. “A primeira lavagem não limpa a fundo, só espalha a sujeira pelos fios; apenas a segunda remove completamente a oleosidade”, explica Édison. Não é à toa que os rótulos dos shampoos sempre têm aquela recomendação: “repita a operação”.

4. Nada de força bruta

Esfregar o couro cabeludo vigorosamente não faz nenhum bem para seu cabelo. Ao contrário. “Usar muita força ativa as glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo, deixando o cabelo sujo antes do tempo”, alerta o cabeleireiro. Aplique o shampoo no cabelo molhado e faça manobras suaves, massageando levemente a cabeça com as pontas dos dedos.

5. Retire resíduos de modeladores

Da mesma forma que a sujeira e a oleosidade, os restos de substâncias químicas dos produtos finalizadores (gel, pomada, pasta, cera) também se acumulam nos bulbos capilares. Se o produto for daqueles bem baratinhos, pior, alerta Édison Soares. Por isso você deve evitar desabar na cama depois da balada sem lavar o cabelo, aconselha o cabeleireiro. Os profissionais recomendam usar uma vez por semana shampoo anti-resíduos, que faz uma bela faxina no couro cabeludo.