- Por Karina Hollo

6 sinais de envelhecimento precoce

Os primeiros sinais do envelhecimento já podem ser notados entre os 20 e 30 anos. Vem ver como parar o relógio.

O que antes era um rosto liso, agora pode ser o lar de pequenas manchas solares, pés de galinha, ressecamento, flacidez, olheiras e inchaço sob os olhos… Socorro!

A boa notícia é que a dermatologia evoluiu tanto que você não precisa sofrer com esses sinais de envelhecimento antes da hora.

Pés de galinha

Rugas de expressão como pés de galinha na região frontal e entre as sobrancelhas podem aparecer por conta da herança muscular familiar da pele, que se contrai com intensidade exagerada formando linhas e rugas. E elas envelhecem o seu rosto! Ele diz que o uso regular de um creme hidratante nutritivo e antioxidante ajuda a manter a delicada área dos olhos menos propensa a rugas e linhas.

“Para apagar os pés de galinha, a toxina botulínica é a melhor arma. E ajuda ainda a prevenir vincos e futuras rugas. Lasers fracionados de CO2 (Active) ou Erbium (Fraxel Dual) previnem e eliminam as linhas finas e superficiais com uma rápida recuperação.”

Olheiras

Quem tem a pele mais fina na região dos olhos sofre mais cedo com as olheiras. Isso permite que tanto a melanina como os vasos que se localizam na área inferior dos olhos transpareçam através da pele.

A maquiagem pode ajudar a camuflar as olheiras. “Preenchimentos à base de ácido hialurônico preenchem cavidades e melhoram a aparência escura dessa área. Outro tratamento é feito com lasers (Nd:Yag Spectra, Cinergy e Luz Intensa Pulsada–Starlux)”, fala o médico. Finalmente, substâncias clareadoras nos cremes também são aliadas.

Bigode chinês

Se você está começando a perceber linhas ao redor da sua boca que se iniciam no canto do nariz e se estendem para baixo precisa saber que, se não tratadas, podem se intensificar com o tempo! Preenchimentos à base de ácido hialurônico são essenciais para esses casos.

Flacidez

Dos 20 aos 30 anos, a flacidez ainda é discreta e pode ser prevenida com ácidos e substâncias firmadoras — raffermine, idealift, instensyl.

Em alguns casos pode ser usado o ácido polilático subcutâneo, que ajuda na formação do colágeno e melhora a flacidez.

Ressecamento

A diminuição dos níveis de ácido hialurônico é a principal causa do ressecamento da pele, favorecendo e acelerando o processo de envelhecimento.

A suplementação dessa substância na superfície da epiderme ajuda a manter a pele hidratada e luminosa.

Manchas

Os tratamentos mais eficientes para manchas são o laser Ruby (Sinon) ou o Nd:Yag (Spectra). A luz pulsada também pode ajudar a clarear as manchas. Além disso, utilizar produtos clareadores e filtro solar.