- Por Karina Hollo

O melhor anti-idade do mundo

Você sabe qual é o ativo antienvelhecimento mais consagrado?

A família dos melhores anti-idade do mundo é a dos retinóides. “Eles são derivados de vitamina A e são muito importantes para tratamento de envelhecimento cutâneo”, fala a dermatologista Valéria Marcondes. “O retinol e os retinaldeídos são derivados do ácido retinóico, ambos com efeito irritativo menor e boa tolerabilidade.

O retinaldeído é um precursor natural de ácido retinóico, também derivado de vitamina A. O retinol também é um precursor do ácido retinoico, antes ele deverá ser convertido em retinaldeído e, só depois, em ácido retinoico pelas enzimas da pele”, explica a dermatologista sobre o anti-idade.

Ativo multifunção

Essa família de ativos ficou assim consagrada porque estimula síntese de colágeno, hidratação cutânea, alisa a superfície da pele… “Também é capaz de clarear manchas,  promover renovação celular, reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e melhorar a irrigação sanguínea da pele”, fala Valéria.

Em outras palavras, melhora rugas, manchas, sardas, flacidez, cicatrizes, estrias, acne, deixa a pele fina, melhora a textura da pele, garante viço e luminosidade, e diminui a aparência dos poros, controlando oleosidade da pele.

Uso cuidadoso

Poderoso dessa forma, seu uso precisa ser cuidadoso. “Os retinaldeídos podem causar alterações, incluindo descamação, ressecamento, queimação e coceira, vermelhidão”, alerta Valéria. 

No caso a sua pele ser sensível, o ideal é usar os derivados de ácido retinóico, água termal e hidratantes. “Uma dica importante também é não aplicar o ácido logo após a lavagem da pele. O rosto deve ser lavado e só após 20 minutos aplicar o ácido em uma fina camada, em noites alternadas.

Nas noites em que o produto não é utilizado, cremes com outros princípios, como tensores, hidratantes e vitaminas, podem ser aplicados”, aconselha Valéria.

Sem espinhas

Os retinaldeídos são primeira linha de tratamento tanto pra acne como para envelhecimento cutâneo. “Produtos com esse tipo de ativo podem ser usados desde a adolescência (a partir de 12 anos), até a idade adulta.

São  fotossensibilizantes, exigindo distância do sol. Se persistirem sintomas de vermelhidão mesmo com uso e indicações corretas, geralmente preferimos os derivados de ácido retinoico.” E precisam ser evitados por quem apresenta hipersensibilidade aos componentes, grávidas ou durante amamentação.

Pacientes com rosácea, pele sensível, reativa ou irritada precisam evitar. “No caso de paciente com rosácea, os retinóides estimulam a proliferação de vasinhos e podem piorar o quadro de vermelhidão”, avisa ela.

Proteção extra

O uso de protetor solar, pelo menos com FPS 30, incluindo reaplicação a cada duas horas é obrigatório. “Vale também evitar exposição solar. O melhor é aplicar os produtos com retinóides, em uma fina camada, à noite, evitando lateral dos lábios, laterais do nariz e perto dos olhos, para minimizar irritações. Então, lavar pela manhã”, finaliza a dermato.

 

No nécessaire
Uma seleção de produtos com retinol para usar já!

https://www.belezanaweb.com.br/loreal-paris-dermo-expertise-revitalift-creme-anti-idade-noturno-49g/

https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-benefiance-wrinkle-resist24-pure-retinol-mascara-anti-idade-para-area-dos-olhos/

https://www.belezanaweb.com.br/anna-pegova-pegoretinol-nuit-creme-anti-idade-noturno-40ml/

https://www.belezanaweb.com.br/roc-pro-correct-rejuvenating-locao-anti-idade-40ml/

https://www.belezanaweb.com.br/ahava-time-to-smooth-sleeping-cream-age-control-even-tone-creme-anti-idade-noturno-50ml/