Existe ordem na rotina de cremes para o rosto?

A ordem na rotina de cremes para o rosto é conhecida como “empilhamento de cremes”. Quer saber se ela realmente funciona? Denise Lage explica!

Muito se fala sobre a ordem certa na rotina de cremes para o rosto, aliás, isso leva o nome de empilhamento de cremes. Mas, afinal, qual passar primeiro? O que eu preciso realmente usar para ter um skincare de respeito? Com a febre das rotinas de cuidados com a pele fica até difícil saber o que é exagero ou necessidade. Se você tem essas dúvidas, muita calma, conversamos com a dermatologista e expert, Denise Lage, e ela revelou a ordem certa da rotina de cremes para o rosto.

Empilhamento de cremes

O empilhamento é o skincare, ou seja, a ordem correta em que se utiliza os produtos para pele. “É necessário ter uma rotina com alguns cosméticos para manter a pele saudável e bem cuidada e a ordem de uso deles influencia muito no resulto”, conta Denise.

Ao contrário do que se vê, o necessário para uma rotina de cuidados com a pele é: limpar, tonificar e tratar, ou seja usar um creme hidratante, ácido noturno e/ou sérum. “Se usamos muito mais do que isso sobrecarregamos a pele. Isso em uma pele sensível, por exemplo, pode causar lesões, ressecamento ou acne. Na pele oleosa, uma piora da acne, e na ressecada, a má absorção dos produtos”, alerta a expert.

Rotina simples e eficaz

Limpar: o ideal é começar pela limpeza, pois a pele precisa estar limpa para que aumente a eficácia do skincare. “Nós começamos por esse passo para ter certeza de que os produtos seguintes sejam absorvidos pela pele. Vale lembrar que cada tipo de pele precisa de um produto específico”, conta.

Tonificar: assim que aplicar o tônico, Denise indica esperar uns 10 minutos antes de seguir com o skincare. “O tônico ajuda a equilibrar o pH da pele. O ideal é que espere a loção secar para aplicar o sérum, creme e filtro solar”, revela.

Tratar: agora sim a sua pele está pronta para receber os ativos. “Aplique a loção, sérum ou hidratante e, depois que secar, o filtro solar. A noite é a mesma coisa, só que depois de tonificar você pode aplicar um ácido ou hidratante”, conta. No caso do uso de máscaras faciais, Denise indica o uso após lavar o rosto, ok?

Agora que você já sabe a ordem ideal para a sua rotina de skincare, confira os produtos que selecionamos abaixo.

- Por Aline Marchiori