Rotina de skincare para cada tipo de pele
Cada pele é uma pele, e a rotina de skincare para cada tipo de pele deve seguir as necessidades únicas de cada uma
19/04/2023
A rotina de skincare para cada tipo de pele deve ser adaptada para as necessidades únicas de cada pele. Ativos, fórmulas e até texturas podem ser pensadas para cuidar das características próprias de cada rotina e cada pele. Aqui você pode entender um pouco mais sobre como os cuidados variam para cada rotina e o reforço: vale sempre a conversa com o dermatologista na hora de encontrar os ativos certos para você, combinado?
Quem contribui para esta matéria é a dermatologista Mônica Aribi.
Veja Mais
Rotina de skincare para cada tipo de pele
Rotina de skincare para pele equilibrada
A pele equilibrada é aquela com poucos poros visíveis e com uma proporção similar de retenção de água e produção de óleo.
Na hora de escolher os cuidados, a conta básica de limpeza, hidratação, tratamento e proteção, vale para as peles equilibradas. “Nas peles secas, mistas, oleosas ou equilibradas, devem ser limpadas 2x ao dia e de noite. O que muda de uma para outra é o tipo de limpeza”, explica a médica.
Rotina de skincare para pele mista
“Hoje em dia, o mais novo produto que pode ser usado tanto nas peles mistas, quanto nas oleosas e secas, é a idebenona. É um produto extraído da natureza, bastante similar à vitamina C, mas muito mais potente. Então é uma boa uniformizadora e renovadora, sem tanto poder sensibilizante, já que é mais natural”, dá a dica.
Na hora de escolher a rotina, as peles mistas devem priorizar ativos renovativos e até produtos diferentes para cada parte do rosto. “As peles mistas podem usar um sérum pela manhã, com vitamina C ou ácido ferúlico, e à noite, o ácido glicólico”.
Veja Mais
Rotina de skincare para pele seca
A pele seca é aquela que carece de produção de óleo, com maior dificuldade para reter água e com possibilidade de uma barreira cutânea mais sensível. “Todos os três tipos devem ser hidratados. Mas, claro que, a pele seca pode ser hidratada com outros ativos, como Vitamina C, Vitamina E ou algo mais nutritivo, como o ácido ferúlico”.
Veja Mais
Rotina de skincare para pele oleosa
Um dos tipos de peles mais comuns em países tropicais, como o Brasil, este tipo deve ter mais atenção ao excesso da produção de óleo. “A pele oleosa já deve ser lavada 2x ao dia, mas também tonificada, ou seja, a limpeza deve ser completada com ácido salicílico ou ácido glicólico. Pela manhã, a pele oleosa deve ser usada filtro solar com poder de hidratação ou anti-manchas e, à noite, um nutritivo mais pesado”.
Na hora de escolher seus ativos limpantes, você deve priorizar os ativos com função secativa e renovativa. “Você pode, por exemplo, fazê-lo com um sabonete adstringente, que dê uma ressecada na pele oleosa. Um bom exemplo é o sabonete em gel que tem ácido glicólico, ácido salicílico ou enxofre, para equilibrar. Para não ressecar muito, você pode usar um tônico – como se fosse água termal – ou loção micelar para complementar a limpeza, já que é uma fórmula bem neutra”.