Rotina de skincare para pele mista

O skincare para pele mista pede cuidados diferenciados para a oleosidade da zona T e ressecamento das bochechas

Compartilhar:

A rotina de skincare para pele mista tende a balancear os desequilíbrios naturais deste tipo de pele: a secura nas bochechas, com a oleosidade no restante do rosto. Por ter essa diferença na produção de óleo nas regiões, combinar fórmulas diferentes para cada região, pode ser um caminho para uma rotina mais equilibrada, como conta a dermatologista Mônica Aribi.

Rotina de skincare para pele mista

Características da pele mista

A pele mista é um dos tipos mais frequente – junto com a pele oleosa – em países quentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela traz algumas características inconfundíveis, como a secura maior nas bochechas e laterais do rosto, e oleosidade na chamada “zona T” do rosto: o queixo, a testa e o nariz.

“A pele mista é aquela em que a zona T, dorso do nariz, testa e queixo, é muito oleosa, e as bochechas são muito secas. É uma pele muito comum e mais ou menos 70% dos meus pacientes têm esse tipo de pele, principalmente aqui no Brasil”, conta a médica.

Rotina de skincare para pele mista

O ponto de atenção no skincare para pele mista é justamente combinar os ativos certos para equilibrar cada parte do rosto, para que a necessidade de cada parte não seja deixada de lado. São ativos interessantes, de acordo com a dermatologista:

  • Ácido Glicólico: “ele é muito interessante porque, além de renovar a pele, faz com que os queratinócitos – as células mais superficiais – fiquem menos juntos, fazendo com que a pele se hidrate melhor e esteja livre de óleo acumulado, já que libera os dutos das glândulas sudoríparas”;
  • Phloretin: “é um ativo extraído do Pinheiro e muito interessante, porque é antioxidante e hidratante, mas sem encharcar de óleo”;
  • Ácido salicílico: “em uma concentração menor de 2% porque, dessa maneira, ele evita a descamação da pele, secando e renovando onde deve ser renovado”

Limpeza

A limpeza é ponto chave para a pele mista e, apesar da tendência à oleosidade, deve sempre preferir limpadores mais gentis. As loções, espumas e géis vão remover as impurezas, sem retirar a umidade natural. O ponto de atenção aqui é não exagerar nos produtos abrasivos, já que eles podem causar o desequilíbrio e o efeito rebote.

Hidratação

Se você achava que a hidratação era dispensável pela produção de oleosidade, achou errado, já que hidratar é essencial para todos os tipos! Procure texturas leves, assim como os limpadores, e ativos que hidratam, ao mesmo tempo que regulam a produção de sebo, como ácido hialurônico e água termal.

Tratamento

No tratamento, a chave são os cuidados a longo prazo. Ativos renovadores e antioxidantes, sempre nas texturas leves, como séruns e loções, são boas pedidas para a pele mista.

- Por Isabelle Guedes