Skincare noturno: 3 cuidados essenciais para a pele

Aprenda com o dermatologista Amilton Macedo o que não pode faltar no skincare noturno, para você cuidar da pele enquanto dorme

Compartilhar:

O skincare noturno merece uma atenção especial. afinal, quando temos uma boa noite de sono a nossa pele absorve melhor todos os produtos. Desse modo, o dermatologista e expert Amilton Macedo diz quais são os cuidados essenciais para a pele à noite.

Skincare noturno: 3 cuidados essenciais

De acordo com o expert, o skincare noturno começam com a alimentação. Ele orienta que, no jantar, devemos consumir mais proteínas e evitar os carboidratos, já que eles se transformam em açúcar e fazem mal para a pele.

“É nessa hora que você tem que ter bastante proteína para produzir colágeno”, explica.

1 – Demaquile a pele

Na hora de cuidar da pele, você precisa começar pelo demaquilante. “Um erro muito grande é tentar tirar a maquiagem com sabonete. Você acaba agredindo a pele com os movimentos”, diz Dr. Amilton.

2 – Limpe a pele

Só depois de tirar toda a make que você pode lavar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza. E, se desejar, finalizar com uma escova facial. “Com esse item você faz uma esfoliação e até uma massagem, então, já prepara a pele para os próximos passos do skincare”, afirma o dermatologista.

3 – Hidrate e trate a pele

Após remover as impurezas, bactérias e restos de maquiagem do rosto, é hora de hidratar e nutrir. “Sua pele precisa descansar e estar nutrida, então, um creme com ação proteica é fundamental para a noite”, conta Dr. Amilton.

A pele do corpo também entra nessa matemática e deve ser hidratada após o banho da noite. Com a hidratação imediata após o banho, uma barreira é criada, retendo a água por mais tempo.

Dica: máscaras faciais para o skincare noturno

Além disso, as máscaras faciais são grandes aliadas dessa etapa. Tem diversos tipos, com ações diferentes, e você pode escolher de acordo com as suas necessidades: clarear a pele, acalmar e controlar a oleosidade.

Use a máscara de uma a duas vezes por semana, aplique sobre o rosto e deixe agir, em média, por 15 minutos. Aproveite esse tempo para fazer um ritual de relaxamento antes de dormir.

Os reparadores labiais também podem ganhar uma atenção extra durante a noite, com camadas de cremes próprios para isso.

Posso usar protetor solar à noite?

A resposta é: depende. Um protetor solar com cor, não é recomendado, já que os pigmentos podem impedir que a pele de respirar.

No entanto, caso seu hidratante contenha algum nível de SPF, isso não prejudicará a pele. Mas, como os raios solares não incidem durante o período noturno, também não realizará a função de fotoproteção.

- Por Letícia Leite