Rotina de skincare para pele oleosa

Diga adeus à oleosidade! A dermatologista Gabrielle Mendonça tira todas as suas dúvidas sobre skincare para pele oleosa, dos hábitos do dia a dia aos produtos que você precisa usar

Compartilhar:

Cada tipo de pele precisa de cuidados específicos para tratar as suas necessidades, e se você sofre com a oleosidade, está no lugar certo! Conversamos com a dermatologista e expert Gabrielle Mendonça, e aqui ela explica como deve ser uma rotina de skincare para pele oleosa. Confira!

Oleosidade faz mal para a pele?

De acordo com a expert, o aumento da oleosidade na pele favorece o aparecimento de acne, a dilatação dos poros e compromete tanto o acabamento quanto a durabilidade da maquiagem.

“Esse quadro pode ser desencadeado por vários aspectos, como lavar o rosto em excesso e com água quente, o que causa um efeito rebote, desequilíbrio hormonal, o uso de medicamentos, estresse, calor e o consumo em excesso de alimentos que aumentam o nível de açúcar no sangue”, explica Dra. Gabrielle.

Rotina de skincare para pele oleosa

O excesso de oleosidade na pele pode causar acne

Rotina de skincare para pele oleosa

A pele oleosa precisa de cuidados específicos, desse modo, a dermatologista indica o uso de produtos que controlem essa produção de sebo, como o ácido retinóico, glicólico, nicotinamida, vitamina C, ácido azelaico e ácido salicílico.

“Nesses casos, é importante evitar produtos que tenham óleos em sua composição e formulações em creme”, diz.

Limpeza

O primeiro passo para os cuidados faciais é a limpeza. Lave o rosto com um sabonete ou gel de limpeza para peles oleosas duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Tratamento pela manhã

Limpeza feita, o próximo passo é tratar a pele antes de começar o dia. A dica da expert é investir em séruns e hidratantes que controlem a oleosidade, com vitamina C, por exemplo. Na sequência, aplique um protetor solar e o retoque ao longo do dia. 

Tratamento à noite

Na parte da noite, remova a maquiagem com um demaquilante, lave o rosto e complemente a limpeza com um tônico facial. Finalize o skincare com o uso de ácidos.

“Usar produtos específicos para o dia e para a noite são essenciais para manter a pele em equilíbrio”, afirma Dra. Gabrielle.

Rotina de skincare para pele oleosa

Na rotina de skincare, é importante usar produtos específicos para peles oleosas

Como evitar a oleosidade na pele?

Para evitar a oleosidade, a expert recomenda manter a pele sempre limpa, além de adotar uma alimentação saudável, controlar os níveis hormonais e o estresse.

Também é importante manter o skincare em dia, e ele deve ser adaptado a cada três meses, de acordo com as estações do ano.

“A nossa pele sofre alterações ao longo do ano e de acordo com o clima. Nos países frios a pele costuma ficar mais ressecada, enquanto nos países tropicais, como o Brasil, sofremos com pele oleosa. Por isso, procure um dermatologista para escolher a melhor rotina para você”, diz a expert.

- Por Letícia Leite