Como turbinar seus cuidados com a pele

Você pode ir além do convencional para ficar ainda mais bonita!

Compartilhar:

Que tal dar um chega-pra-lá nas primeiras linhas de expressão e rugas? “Os primeiros sinais de danos causados pelo sol geralmente aparecem aos 30 anos, na forma de manchas e linhas”, avisa a dermatologista Thais Pepe.

Mas é importante lembrar que essas mudanças são, na verdade, reflexo do que você fez no passado, expondo a pele a agentes como radiação solar e poluição. A boa notícia é que hoje a maioria das prescrições dermatológicas trazem um upgrade, com a presença de antioxidantes e agentes anti-inflamatórios, que vão proteger e reparar a pele contra os danos ambientais.

FPS com antioxidantes e peptídeos

O protetor solar é obrigatório, mas não suficiente. “Raios UV ainda penetram, por isso é bom usar algo antes do filtro para neutralizar os radicais livres que são liberados”, sugere Thais.

As vitaminas e os antioxidantes presentes nas formulações fazem com que o dano oxidativo causado pela radiação ultravioleta seja em parte revertido, potencializando a ação de defesa imunológica e de reparo, quando só o fotoprotetor não consegue proteger adequadamente a pele. Procure por vitamina C e E para ajudar o protetor na função de barreira contra os danos ambientais.

Os peptídeos podem ser adicionados à formulação para estímulo da produção de colágeno, ação cicatrizante, preenchedora e controle de pigmentação.

Cosméticos com ácidos e retinóides

Os retinoides continuam sendo o ativo mais poderoso quando se fala de rejuvenescimento. Mas use se sua pele apresenta algum tipo de fotoenvelhecimento e somente com recomendação médica. Já os ácidos esfoliantes melhoram a renovação celular: “Alfa-hidroxiácidos como glicólico, málico ou mandélico são excelentes opções para esfoliar e promover hidratação à pele, que ganha mais luminosidade”, explica a Dra. Thais.

Hidratação e fotoproteção obrigatórias

Seja no inverno, seja no verão, a hidratação é fundamental para ajudar a formar a boa membrana hidrolipídica (filme de gordura e água natural que protege a pele). No caso do filtro solar, seu uso é indispensável porque os raios UV causam efeitos maléficos e provocam oxidação celular, câncer de pele e envelhecimento. Resultado: formação precoce de rugas, manchas, mudança na textura, flacidez e formação de vasinhos.

- Por  Karina Hollo