- Por Karina Hollo

9 principais antioxidantes para pele

Tem o que protege dos efeitos do sol, o que apaga manchas e até o que combate a acne. Você sabe qual o mais indicado para você?

Os antioxidantes são obrigatórios nos cosméticos anti-idade – eles combatem a ação dos radicais livres e do envelhecimento precoce! E ainda protegem a pele das agressões diárias, como stress, poluição, raios UV, fumo, álcool, consumo de produtos industrializados ricos em gorduras saturadas que produzem mais… radicais livres. Mas afinal, qual a função de cada antioxidante? Qual o indicado para o seu caso?

Pele lisa

1 Coenzima Q-10

Ela destrói os radicias livres criados pela radiação UV (causadores do fotoenvelhecimento) e também ajuda na renovação celular.

2 Vitamina C

Os benefícios da vitamina C são muitos! Pesquisas a indicam contra o envelhecimento celular graças à sua ação antioxidante. O ativo também revitaliza a pele, dá uma uniformizada no tom, amenizando o aspecto das manchas. Ela combate os radicais livres e melhora as defesas da pele, pois fortalece a imunidade das células. Atua na formação do colágeno, que garante a firmeza.

3 Goji Berry

A fruta típica da China ficou conhecida no Brasil por suas propriedades antioxidantes. Na pele, ela hidrata, restaura a barreira cutânea, tem ação anti-envelhecimento e anti-inflamatória.

Pele firme

4 Resveratrol

Ele é o antioxidante do momento. Reduz as rugas, deixa a pele firme e combate o envelhecimento extrínseco – aquele causado por fatores externos como sol, poluição… Esse antioxidante extraído da uva ajuda no combate à inflamação e retarda o envelhecimento precoce.

5 Romã

Ela melhora a firmeza da pele e tem comprovada ação antioxidante. Regula a produção de oleosidade, combatendo a acne, e ativa o colágeno, prevenindo e apagando rugas.

6 Betacaroteno

Ele ajuda a proteger o colágeno. E, sem ele, não há pele jovem. Sem falar que contribui para um bronzeado bonito, protegendo sua pele dos efeitos nocivos do sol.

Pele jovem

7 Ácido ferúlico

Antioxidante com altíssima capacidade fotoprotetora das células da pele. Também tem ação contra o stress (quem nunca?), o fumo e a poluição. Ou seja: se você mora numa grande cidade, pre-ci-sa dele!

8 Chá-Verde

Esse também é um ativo campeão. Os benefícios do chá verde contabilizam rejuvenescimento, hidratação, firmeza… Ele combate radicais livres evitando envelhecimento precoce. E ainda acelera a produção de colágeno e elastina.

9 Niacinamida

A vitamina B3 tem ação anti-inflamatória e antioxidante potente! Produtos que contêm essas substâncias são ótimos no combate ao envelhecimento e também à acne e às manchas, fala Karla.