- Por Karina Hollo

Os 7 erros mais comuns na hora de usar protetor solar

Confira os vacilos que deixam sua beleza em risco

O protetor solar só pode fazer o seu trabalho – proteger a sua pele dos danos causados pelos raios solares – se você fizer o seu. E isso envolve dedicação (e, sim, reaplicação). Estes são os 7 erros que deixam você exposta.

1 Não passar FPS no outono e no inverno

Os raios ultravioleta, dos quais estamos nos protegendo quando usamos filtros solares, está presente mesmo nos dias sem sol! “Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento de câncer de pele além de todos os danos relacionados ao sol, inclusive o envelhecimento precoce”, avisa a dermato Patricia Nakahodo.

 

2 Não aplicar o suficiente

Você pode aplicar FPS 30 e obter eficácia de 10 ou 15… Isso porque a maioria das pessoas aplica um miligrama – em vez dos recomendados dois miligramas – por centímetro quadrado de pele. E então recebe metade do valor FPS no rótulo. “A quantidade tem que ser suficiente para cobrir toda a superfície da pele. Porém, dependendo do veículo do produto, ele pode ter maior ou menor espalhabilidade.

Produtos que têm filtro químico e físico associados garantem uma maior proteção, pois o filtro físico produzir uma ‘sombra’ local e normalmente têm maior duração na pele. O mesmo vale para os filtros com cor”, explica Patricia.

3 Não reaplicar

Se você aplica protetor solar às 8 horas, está protegida até umas 10:30. Sério: na hora do almoço sua proteção solar já era! Isso porque a maioria dos protetores solares dura até duas horas. Se você passa o dia em ambiente fechado, procure um produto que proteja também dos danos causados pela luz visível. “O ideal é reaplicar, em media, a cada duas horas, principalmente se for um FPS baixo e você estiver exposta ao sol.

Porém, alguns fatores têm que ser considerados também: transpiração, oleosidade da pele, contato com a água, hábito de passar a mão na pele… são fatores que acabam retirando parte do produto”, diz a dermato. No dia a dia, dentro de ambiente fechado, ela recomenda passar o filtro pela manhã e reaplicá-lo na hora do almoço ao menos.

 

 4 Não se atentar para os detalhes

Segundo os dermatos, sobrancelhas e a linha do cabelo são lugares onde normalmente surge o melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo. Para aplicar com louvor, vale colocar o protetor solar em spray numa escovinha.

5 Não ler o rótulo

Existem ativos poderosos que protegem contra os raios UVA1, o tipo de UVA que provoca envelhecimento da pele e mutações no DNA que podem levar ao câncer. Se preferir um filtro físico, o óxido de zinco é a melhor opção de amplo espectro.  “Também o dióxido de titânio dá boa cobertura, mas o óxido de zinco  ajuda a absorver a oleosidade da pele, o que ajuda a manter a proteção.”

6 Usar protetor solar só na praia

Alto lá: cinco minutos ao ar livre sem protetor solar já é prejudicial à sua pele – do corpo todo! De acordo com um novo estudo publicado na revista Science, o sol desencadeia imediatamente uma reação que danifica o DNA em células desprotegidas da pele – e essa reação continua por três a quatro horas.

O DNA alterado pode levar ao câncer de pele, inclusive no outono-inverno e em dias nublados.  “Se estiver em pleno dia de sol, ao meio dia, numa área descoberta e num país tropical, mais ainda! Ou seja, qualquer exposição já está induz aos fotodanos, que são cumulativos”, alerta ela.

 7 Andar só pela sombra

Acredite: a sombra por si só não vai salvá-la dos danos causados pelo sol. Proteja-se na sombra ou no sol, aplicando protetor solar 30 minutos antes de sair de casa. O produto precisa desse tempo para penetrar na pele. “Além disso, aplicar antes de sair de casa garante que o produto seja espalhado inclusive nas áreas de maior atrito da roupa, como elásticos e alças”, finaliza Patricia.

Sempre protegida

Indicamos protetores solares para te acompanharem em qualquer ocasião

https://www.belezanaweb.com.br/bioderma-photoderm-max-leite-spf-90-protetor-solar-100ml/

https://www.belezanaweb.com.br/pink-cheeks-pink-stick-5km-fps-90-protetor-solar-facial-14g/

https://www.belezanaweb.com.br/neutrogena-sun-fresh-fps-30-protetor-solar-120ml/

https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-expert-sun-protection-fps-50-protetor-solar-em-locao-100ml/

https://www.belezanaweb.com.br/roc-minesol-actif-unify-tinted-mousse-light-fps-30-protetor-solar-facial-40g/