- Por Karina Hollo

Vitamina C para o rosto

Nem só de água vive uma pele maravilhosa. Descubra as funções da vitamina C para o rosto e também da A, da E...

Não adianta hidratar só de fora para dentro. O caminho oposto é um grande aliado na busca pela pele perfeita. Algumas vitaminas – nos alimentos e nos cremes – ajudam a proteger contra problemas de pele para ter um rostinho de boneca.

Para evitar o envelhecimento

Tem mais um motivo para você amar frutas vermelhas. Morango, romã, mirtilo, framboesa e amora são ricos em antioxidantes, prevenindo linhas finas.

E também em vitamina C para o rosto, que nos cosméticos freia a ação dos radicais livres, estimula a formação de colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, uniformizando a pele e melhorando sua textura.

Os benefícios da vitamina C para a pele incluem a diminuição das rugas! Já as proteínas que vêm do ovo e das carnes incentivam a produção de colágeno, que dá elasticidade à derme.

Para hidratar

Melancia tem bastante água em sua composição e, por isso, muito poder hidratante. Mas se você não é fã da fruta, invista no abacaxi, no kiwi, no abacate, no melão e no pêssego médio, que têm o mesmo efeito.

Nos cosméticos de cuidados para o rosto, procure por vitamina E, que atua como escudo protetor contra os radicais livres e hidrata a pele de dentro para fora, turbina a cicatrização, tem poder antioxidante poderoso.

“Como apresenta um efeito regenerativo, reduz os danos causados pelo fotoexposição. Sua ação calmante e cicatrizante a traz para fórmulas de produtos pós-sol”, conta a dermato Flavia Lira Diniz.

Para tirar manchas

Na briga para descobrir como tirar manchas do rosto, aposte nos itens ricos em betacaroteno, como cenoura, couve e principalmente o brócolis. Valem ainda abóbora e todos os vegetais verde escuros.

Nos produtos para clarear a pele, a heroína é, de novo… a vitamina C para o rosto! “A vitamina C melhora a distribuição da melanina, atuando no clareamento de manchas e na uniformização do tom, pois ajuda a reduzir a hipercromia (o excesso de pigmentação na pele). Como estimula a produção de elastina e colágeno, traz consigo elasticidade e luminosidade”, fala Flavia.

Para controlar oleosidade

O espinafre pode não dar força instantânea como ensinava Popeye, mas controla a oleosidade da pele que é uma beleza! Se você consumir refogado ou em saladas, vai dar uma força extra na hora de driblar aquele brilho interior que vem à tona nos dias quentes.

A vitamina A em cremes, em forma de retinol, tem poder antioxidante e rejuvenescedor, porque promove a renovação celular. “Ajuda a reduzir linhas finas, além de melhorar o viço e a textura da pele”, fala Flavia.