Qual a melhor escova para cabelo cacheado?

A expert Marcela Buchaim explica como escolher sua escova para cabelo cacheado

Compartilhar:

Escolher uma boa escova de cabelo é essencial para manter a saúde do couro cabeludo e dos fios. Os cabelos cacheados, por exemplo, devem ser desembaraçados sempre molhados e precisam de cuidados específicos para não quebrarem. Conversamos com a tricologista Marcela Buchaim para te ajudar a escolher a melhor escova para cabelo cacheado. Confira!

Qual a importância de escolher uma escova específica para seu cabelo?

“As escovas precisam ser escolhidas de acordo com o seu tipo de cabelo para evitar a quebra do fio e também para não machucar o couro cabeludo”, explica Marcela Buchaim. O couro cabeludo precisa estar saudável para garantir fios bonitos e brilhantes.

A escova ideal

A melhor escova para cabelo cacheado é uma escova anatômica e com cerdas mais flexíveis, que não machuquem o couro cabeludo. Esse tipo de escova não faz muita tensão e nem puxa os fios, o que evita a quebra. Também é indicado evitar escovas que têm bolinhas na pontas porque elas podem enroscar nos fios.

Lembre-se sempre de que os cabelos cacheados devem ser desembaraçados na hora do banho. “Também é muito indicado desembaraçar o cabelo cacheado com os dedos ou usando pentes de dentes largos”, diz a tricologista.

Para fazer a fitagem, você pode optar por escovas que têm as cerdas mais separadas e rígidas, mas, antes disso, é preciso desembaraçar o cabelo com a escova ou pente indicado.

Quando trocar a escova

Um passo que é muito importante e muita gente se esquece é de limpar a escova com certa frequência. “É ideal que se lave a escova de cabelo a cada 15 dias com detergente neutro e água. Isso vai ajudar a remover restos de cremes e produtos que ficam acumulados nas cerdas e vai prolongar a vida útil da escova”, explica Dra. Marcela

Também é importante que, a cada seis meses, ou quando perceber que as cerdas estão ficando deformadas, você compre uma escova nova. Quando está velha, ela pode contribuir para a quebra dos fios e até disseminar bactérias no couro cabeludo.

- Por Maria Clara Serpa