- Por Karina Hollo

Rugas: 3 jeitos de combater

Sonha encontrar um jeito de ter a pele sempre lisa? Pois nós descobrimos uma estratégia boa e não tão cara assim!

Aparelho sabe-tudo

Tem um novo aparelho nos consultórios dermatológicos que não deixa ninguém mentir sobre o que fez no verão passado: o Visia. Ele analisa pele e registra as alterações — textura da pele, poros dilatados, melasma, manchas solares, vasinhos vermelhos, cicatrizes, cravos — em fotos digitais.

De acordo com o resultado dessa análise, dá para montar um plano de ataque para combater as rugas, um dos sinais de envelhecimento precoce.

Esfoliação na medida

No caso de uma pele com textura grossa e poros dilatados, ou com rugas, a esfoliação é importante para afinar e deixá-la com uma textura mais lisa e suave (veja outras razões para esfoliar o rosto).

Vale escolher entre esfoliante químico (com alfa e beta-hidroxiácidos, como o ácido glicólico e ou ácido salicílico) ou físico (cremes com sílica), no máximo uma ou duas vezes por semana.

E em casos ainda mais severos é possível utilizar os laseres fracionados — Erbium, Thulium ou CO2. O resultado é uma pele mais fina, lisa, com poros e rugas menos visíveis e uma aparência mais jovem devido ao estímulo de colágeno.

Protetor solar sempre

Pensou que ia escapar dele? Nem pensar! O filtro solar é a base de qualquer rotina se você quer combater as rugas e ter uma pele jovem por mais tempo, sem linhas e rugas.

O protetor solar deve ser utilizado regularmente durante o dia, com um FPS mínimo 30. E, para exposição solar direta — como quando você vai para a praia, faz um churrasco na beira da piscina ou corre no parque, invista em fator de proteção mais alto.

Retinol na cama

Usar um creme com retinol à noite é uma boa pedida se você quer combater as rugas. É sempre importante para manter a renovação celular da pele!

Assim como hidratar o rosto (confira 5 perguntas sobre hidratante facial) com produtos em gel ou creme, de acordo com o tipo de pele.