- Por Gui Takahashi

Detox da pele: aprenda a fazer!

Sabia que os cosméticos - assim como os sucos desintoxicantes - também são capazes de fazer um detox? Sua pele agradece, viu!?

Depois de tomar sucos e chás que desintoxicam, agora é a vez dos cosméticos que prometem eliminar substâncias tóxicas do seu rosto – sim, isso é possível! A gente te mostra quais produtos e tratamentos vão deixar a sua pele ainda mais linda sempre. Quer apostar?

Detox 2.0

Diferente dos rituais de detox para pele de algum tempo atrás, que envolviam uma limpeza profunda, agora a onda é uma nova gama de cremes que prometem combater os radicais livres, tóxicos à pele, com muito mais poder. Radicais livres são moléculas instáveis, ligadas a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento.

Perigosas, elas são produzidas naturalmente como resultado da respiração das células. Contudo, fatores como sol, poluição e cigarro aumentam a quantidade delas em nosso organismo. E como isso acontece com todo mundo, não tem quem não pre-ci-se desse ritual detox. Vem ver nosso top 5!

Defesa Natural

Assim como o corpo libera esses radicais livres tóxicos, ele também consegue combatê-los com a ajuda dos antioxidantes produzidos naturalmente. Porém, com a idade temos essa defesa diminuída e ainda passamos a produzir mais moléculas instáveis que causam o envelhecimento.

A partir daí, é possível prever um cenário pavoroso com degeneração do colágeno e do ácido hialurônico, perda da firmeza e do viço da pele, além do aumento de rugas e linhas.

ABC poderoso

Para o detox da pele acontecer, esses cosméticos fazem uso justamente dos antioxidantes capazes de neutralizar a ação tóxica dos radicais livres. Vitamina C, vitamina E, coenzima Q10, ácido retinoico e retinol (derivados da vitamina A), licopeno (presente no tomate e na goiaba), picnogenol (extraído de pinheiros), o resveratrol (encontrado em vinhos e no mirtilo), coffee berry (extrato do fruto do café e chá verde) são poderosos ativos contra a ação dos radicais livres.

Fórmula combinada

Contudo, o uso de antioxidantes em cosméticos com a função anti-idade não é a novidade. O trunfo agora é a maior potência que eles têm alcançado através da associação com outras substâncias, como o ácido hialurônico, salicílico, LHA, dentre outras. A combinação de ativos garante uma melhor resposta. Podemos agir de forma mais completa! Dá para usar antioxidantes associados a produtos estimuladores de colágeno, por exemplo.

Noite maravilhosa

A maioria dos produtos de detox para pele indicam o uso diário noturno, já que é durante o sono que o organismo passa por um processo de regeneração mais intenso. E, além disso, as moléculas utilizadas como antioxidantes são bastante instáveis e se tornam inativas quando expostas à radiação UV. Normalmente, você vai usar sua poção depois de limpar, tonificar e hidratar a pele.