Como cuidar da pele oleosa em 5 passos

Separamos os 5 passos de ouro que não podem faltar na sua rotina de pele oleosa. Poros controlados e brilho equilibrado? Clique aqui e descubra como!

Compartilhar:

Pode começar a comemorar: é possível sim cuidar da sua pele oleosa, com alguns cuidados básicos. Rotina de skincare para manter poros fechados, brilho controlado e aspecto de saúde?  Este ritual de beleza diário, pensado com a ajuda da dermatologista Lígia Kogos, te ensina como cuidar da pele oleosa em 5 passos.

Passo 1: pré-limpeza

Pela manhã, basta limpar a pele com sabonete. A dermatologista complementa: “à noite, caso a maquiagem tenha sido passada durante o dia, é interessante apostar em uma pré-lavagem, com demaquilante” – é ele quem vai garantir a remoção total de qualquer resíduo ou pigmento. Para uma limpeza menos agressiva e eficiente, as texturas em leite ou óleo, são ideais.

Passo 2: limpeza

A limpeza é o passo indispensável da sua rotina de pele oleosa. “O sabonete precisa remover as impurezas em profundidade, com ativos específicos para necessidades, como o controle da produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas”, conta Lígia. O extrato de laranja, por exemplo, é um adstringente natural que, aqui, ajuda a desentupir os poros e dar uma sensação de frescor após a limpeza.

Passo 3: tonificação

No caso da pele oleosa, o tônico facial complementa a limpeza. “O produto pode conter ácido salicílico, um dos ativos responsáveis por controlar os poros e equilibrar a oleosidade, passos importantes na prevenção da acne”, conta Lígia. Mas, atenção: cuidado com formulações que contenham álcool e nada de pesar a mão na hora de passar o algodão no rosto.

Passo 4: esfoliação

Dica de ouro para as peles mistas e oleosas: esfoliação. É este o passo definitivo para deixar o rosto mais receptivo aos próximos cosméticos da rotina. “Procure por produtos com microesferas de polietileno – que eliminam células mortas sem machucar – e ativos calmantes, como alantoína”, conta Lígia. Mas, evite a esfoliação em excesso e os esfoliantes caseiros, para não provocar machucados. Faça movimentos circulares e voilá!

Passo 5: tratamento

Quando pensamos em pele oleosa, a vitamina C é indispensável. Este é um ativo tão completo e poderoso que, ao incluir na sua rotina, os poros e a oleosidade são controlados a longo prazo – ou seja, menos chances de acne – e dois efeitos queridinhos: a uniformização de tons irregulares – adeus manchas – e muito mais firmeza, devido ao seu poder antioxidante. Ansiosa para testar?

- Por Isabelle Guedes