6 perguntas sobre acne adulta

A acne adulta incomoda muita gente! Vem ver como lidar com ela.

No inverno, a pele fica mais sensível. No verão, a oleosidade aumenta… A questão é que a acne incomoda o ano todo! O problema pode estar relacionado aos hormônios, ao estresse… E incomoda entre 20 a 35% das mulheres. Descubra como se ver livre dele, de uma vez por todas, com as dicas da dermatologista Valéria Marcondes.

1 Quais as principais causas da acne adulta? 

“A acne da mulher adulta é aquela que se inicia após os 25 anos ou persiste da adolescência até essa idade”, explica a dermato. “As suas causas são de caráter multifatorial, e podem estar ligadas ao aumento da sensibilidade da glândula sebácea aos hormônios androgênicos. Além disso, há influência de genética, obesidade, dietas, altas cargas glicêmicas, uso de whey protein (devido aos aminoácidos do soro de leite), uso de cosméticos, estresse, fumo. Também podem ser desencadeadas pelo uso de alguns medicamentos.

2 A alimentação pode influenciar?

“A dieta rica em alimentos com alta carga glicêmica, aliada aos ovários policísticos e à resistência insulínica podem ser fatores importantes no desenvolvimento da acne”, explica a médica.

 

3 A interrupção do uso de anticoncepcionais também pode levar ao reaparecimento da acne?

Sim. “Isso porque eles inibiam os hormônios androgênicos que são uns dos causadores da patologia. Assim, com sua pausa, ela pode reaparecer.”

4 O estresse é o pior vilão?

“O estresse crônico é uma das causas, porque a glândula sebácea é um órgão neuroendócrino. O estresse aumenta a produção de cortisol no organismo, piorando o quadro e o aumento da inflamação.”

5 Usar cosméticos errados e make não específicos para o seu tipo de pele pode levar ao aparecimento da acne?

“Sim, cosméticos e maquiagens sem indicação ao correto tipo de pele podem levar à obstrução dos poros e causar ou até piorar o quadro de acne”, fala Valéria.

6 Quais os ativos mais indicados para tratamento da acne adulta?

“O uso de ácido azeláico, retinoides, peróxido de benzoíla e antibióticos orais e tópicos. Medicações antiandrogênicas, como anticoncepcionais dessa classe, também podem ajudar no tratamento. Uma alimentação balanceada e uma rotina que priorize a qualidade de vida, sem estresse, é importante!”, finaliza a médica.

(infográfico)

Acne Não!

Além dos hábitos corretos, conheça nossas indicações de produtos que podem te ajudar a eliminar a acne

1) Kit Ada Tina Depore Clean (https://www.belezanaweb.com.br/kit-ada-tina-depore-clean-pele-purificada-2-produtos/)

2) Kit Anna Pegova Peles Mistas (https://www.belezanaweb.com.br/kit-anna-pegova-lth-full-size-para-peles-mistas-3-produtos/)

- Por Karina Hollo