Como cuidar da pele mista

Aprenda a identificar a pele mista e quais cuidados diários você deve ter para mantê-la sempre saudável

A pele mista é a mais comum entre as brasileiras. Com brilho em alguns pontos e ressecamento em outros, é um tipo de pele que pode causar confusão na hora de cuidar, já que não se encaixa nem entre secas e nem entre as oleosas. A dermatologista e expert Dra. Luciana Passoni ensina uma rotina de skincare fácil para as peles mistas e detalha quais os cuidados essenciais para essas peles.

Como identificar a pele mista?

A pele mista fica entre as peles oleosas e secas ou normais. “Sua principal característica é de ser uma pele brilhante, com poros dilatados e excesso de oleosidade principalmente na zona T – a região da testa, nariz e queixo – e normal ou ressecada e opaca nas demais áreas do rosto”, explica a expert. Também é comum ter cravos e espinhas nas zonas mais oleosas.

Rotina de skincare para pele mista

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as peles mistas não precisam de dois tipos de cuidados diferentes dependendo da região do rosto. Hoje em dia, existem produtos específicos que suprem as necessidades desse tipo de pele em poucos passos.

“A rotina de cuidados depende de vários fatores, considerando a fotoproteção, a ação antioxidante e uma hidratação leve como as principais medidas para alcançar uma pele saudável”, diz Dra. Luciana.

O skincare básico consiste em higienizar o rosto com um sabonete suave ou uma solução micelar duas vezes ao dia, hidratar com soluções não gordurosas, como géis ou séruns, hidratar a área dos olhos e aplicar filtro solar.

Sem oleosidade

Caso a oleosidade seja muita, você também pode incluir um tônico apenas na zona T para ajudar a controlá-la, mas lembre-se sempre de evitar produtos com álcool e parabenos. Com ajuda de um dermatologista, você também pode acrescentar produtos específicos para controle de oleosidade, como ácidos, e cuidados anti-idade. Outra dica importante é aplicar sempre camadas finas de produtos e esfoliar uma vez por semana.

Melhores ativos para esse tipo de pele

Além de buscar por hidratantes de textura suaves e não comedogênicos, existem princípios ativos e ingredientes que são muito bons para as peles mistas. Entre eles estão as ceramidas, o ginkgo biloba, chá verde, vitamina C e ácido hialurônico.

- Por Maria Clara Serpa