Protetor solar com cor ou sem: qual escolher?
A dermatologista Luciana Passoni explica as diferenças entre protetor solar com cor e sem cor! Descubra aqui qual é o melhor para a sua pele
09/01/2023
A proteção solar é indispensável em todas as estações do ano, mas deve ser reforçada no verão. Você sabe qual tipo de produto é o mais adequado para a sua pele, o protetor solar com cor ou sem cor? Para te ajudar a escolher a melhor opção, conversamos com a dermatologista e expert, Luciana Passoni, que explica as principais diferenças entre eles. Confira!
Veja Mais
Protetor solar com cor ou sem: qual escolher?
Diferença entre protetor solar com cor e sem cor
A principal diferença entre um e outro é que o protetor solar com cor cria uma barreira mecânica na pele. “É como se fosse uma capa em cima da pele”, explica Dra. Luciana. Diferente do filtro solar químico, que pode reagir com a pele, e o físico, que não reage com a pele, mas têm substâncias que formam um filme que não deixa a luz UVA, UVB e UVC entrar.
Protetor solar para quem tem melasma
Quem tem melasma sabe que o protetor solar é indispensável. “Essa condição é uma hiperpigmentação de difícil controle, um excesso de produção de melanina em algumas áreas, então quanto mais proteção essa pele tiver, melhor. Um filtro químico ou físico com a barreira mecânica que é a cor, vai proteger muito mais”, diz a expert.
Vale lembrar que mesmo com essa barreira extra é obrigatório reaplicar o filtro durante o dia, o que pode ser feito com pó compacto, base, entre outros produtos que tenham filtro solar.
Qual é o melhor protetor para mim?
Dra. Luciana revela que a escolha do filtro solar varia muito com o que cada um prefere. “Eu tenho pacientes que não gostam das cores do filtro solar, pois acham que não se adaptam ao tom de pele, mas, hoje, as marcas investem no Color Adapt, e as que não investem contam com muitas cores, então é difícil os pacientes não se adaptarem. Mas eu, particularmente, prefiro que todos os meus pacientes usem protetor solar com cor”, indica.