Tudo sobre antioxidante para pele

O antioxidante para pele é necessário se você deseja manter uma aparência jovem por mais tempo. A expert Mônica Aribi explica como incluir na sua rotina!

A gente escuta o tempo todo falarem sobre, radicais livres, antioxidante, colágeno, mas, você quer saber mesmo como isso impacta na sua pele e organismo? Sem problemas, nós explicamos!

Conversamos com a dermatologista e expert Mônica Aribi, que além de esclarecer qual é a importância do antioxidante para a pele, revela como ele age no nosso corpo e o que fazer para evitar a oxidação e retardar o envelhecimento do organismo.

Para que serve o antioxidante?

Antes de mais nada é preciso entender o que é a oxidação da pele e do organismo. “A oxidação é quando algum órgão forma um radical sem par. Por exemplo, uma pele que forma um radical livre positivo que não encontra o negativo. Ele fica sobrando naquela estrutura e danifica os tecidos”, explica Mônica. O que os antioxidantes fazem é dar um par para esses radicais, pausando essa oxidação e, consequentemente, o seu envelhecimento

“Os antioxidantes são uma série de vitaminas, compostos químicos, elementos da natureza e químicos”, diz a dermatologista.

Quem precisa de antioxidante?

Todo mundo, mas há pessoas que liberam mais radicais livres, portanto, precisam de mais antioxidantes. “Os atletas, principalmente, maratonistas, liberam muito radical livre, pessoas que têm alguma doença, as que trabalham no meio ambiente e estão sujeitas a poluição, sol e vento, entre outras. Isso tem mais a ver com a quantidade de estresse que a pessoa e a pele dela é submetida e não com o tipo de pele em si”, conta Mônica.

 

Antioxidantes para a pele

Há antioxidantes muito conhecidos e usados de maneira tópica, são eles:

Vitamina C: é usada via oral e tópica. É rica em antioxidantes e melhora o aspecto da pele, deixando-a luminosa.

Vitamina E: ela evita com que as fibras elásticas se quebrem com facilidade, trazendo elasticidade para a pele.

Zinco: é um antioxidante importantíssimo para a pele, pois tem ação cicatrizante, efeito anti-inflamatório e influência na produção de sebo das glândulas sebáceas.

Selênio e Biotina: são ótimos para deixar os cabelos fortes e bonitos.

Converse com o seu dermatologista

Para escolher o antioxidante ideal para a sua pele, é necessário procurar um médico. “Ele poderá verificar o tipo de pele, por exemplo, se ela tem muita seborreia, provavelmente, precisará de Zinco e Complexo B. Se é muito exposta ao sol, precisa de vitamina A e Betacaroteno”, explica.

A dosagem certa e o tempo determinado que você irá tomar alguns antioxidantes também é importante. Procure um bom médico, como dermatologista, nutrólogo ou nutricionista, para ajudá-la.

- Por Aline Marchiori