Cabelos de Madonna: 20 penteados memoráveis

Referência para tantas, Madonna sempre soube trabalhar o inesperado. Aqui, relembramos sua trajetória e seus tantos penteados memoráveis

Compartilhar:

Rebelde desde sempre, Madonna jamais teve medo de mudar, se reinventar e sempre olhar para frente. Referência, seus penteados marcaram eras e reescreveram o curso de tudo que era esperado de uma cantora pop. Do cacheado volumoso dos anos 80, ao castanho de Ray of Light, relembre com a gente os cabelos mais marcantes de Madonna.

Madonna: transformações são apenas transformações?

Leonina e nascida para os palcos, se hoje muitas artistas femininas elevam as produções com trocas de cabelos e maquiagens, foi porque Madonna abriu caminho antes. 

Mais do que manter a barra sempre alta, Madonna usou – quase de maneira inédita – as trocas de penteados, perucas e tons de cabelos para dar a atmosfera de cada nova era. Se agora é comum lembrar de Katy Perry por sua peruca azul em Teenage Dream, ou associar o sidecut de Rihanna ao clipe de Umbrella, nos anos 80 não era exatamente assim. 

Especialmente durante a turnê Blonde Ambition – com o toque de Jean Paul Gaultier – a cantora inovou ao trazer troca de visuais para o palco. O loiro característico se tornou um platinado e, como poucas vezes antes visto em qualquer artista pop, as mudanças de penteados ao longo da turnê foram uma realidade. Do curto cacheado, ao rabo de cavalo trançado e o coque baixo, todos práticos para as coreografias elaboradas do palco e com uma mensagem única: caso houvesse dúvidas, Madonna jamais viria para entregar pouco e não marcar um pedacinho da história. 

Evolução capilar: 20 penteados de Madonna

1984

No começo da carreira, em 1984, a cantora adotou o que depois ficaria marcado como a cara dos anos 80: “nessa época ela usava o cabelo natural, sem escovar e provavelmente com muito spray. Seu visual tinha reflexos e luzes em loiro dourado, com a raiz escura. 

“Provavelmente ela tinha tingido, os fios começaram a crescer e ela gostou do resultado! Madonna sempre foi muito além do seu tempo“, analisa o hair stylist Celso Kamura.

1988

Se o pixie platinado já ganhou adeptas modernas, como Miley Cyrus e Katy Perry, em 1988 Madonna foi quem adotou o corte.

1990

Na turnê “Blond Ambition”, o platinado se manteve em penteados diferentes para as turnês europeia, asiática e norte-americana.

1995

Em 1995, Madonna adota diversos estilos de cabelo em pouco tempo: o platinado em diversos penteados, o loiro palha em um curto repicado – ao estilo Rachel Green – e um loiro mel com topete e fios longos.

1998

Ao lançar o sétimo disco, “Ray of Light”, Madonna apareceu na capa com o cabelo cacheado. “Podemos dizer que a cor base era um ruivo com luzes em tons dourados. Já o corte tinha base arredondada, com pouquíssimas camadas. Para quem cacheou com o babyliss, os melhores finalizadores são óleos e pomadas bem leves, que dão brilho e pouca fixação. Já para os cabelos com cachos naturais, pode-se apostar em leave-in ou cremes modeladores”, conta a cabelereira Daniela Rocha.

Ainda em 1998, Madonna arriscou e ficou morena. “A cor usada por ela nessa época era um castanho chocolate monocromático. O corte era bem básico, com uma proposta minimalista. Ele possuía apenas uma gradação, uma camada bem leve, que começava abaixo do queixo. Na hora do penteado foi feito só uma escova simples e finalizada com spray de brilho. Esse tipo de produto é bom para quem tem fios que foram desgastados pela coloração ou química em geral, já que precisam de um brilho extra”, fala o cabeleireiro Julio Crepaldi.

2000

Nos anos 2000 e em sua era country, Madonna reviveu a raiz escura e luzes pelo cabelo, com um corte repicado.

2005

Já em 2005, Madonna trouxe a pegada disco para os cabelos, com o lançamento de “Confessions on a Dance Floor”. “Nesse cabelo havia coloração e luzes em três tons de loiros diferentes: um claríssimo dourado, um platinado e outro cobre claro”, explica Julio Crepaldi. A tesoura foi usada para criar camadas nas pontas trazendo atenção para a moldura da franja. 

“Esse estilo usado por Madonna poderia ser uma versão mais natural e moderna do cabelo de Farrah Fawcett. O styling ficou por conta da escova, feita puxando a franja para trás e levantando a raiz.”

2014

Para os anos mais recentes, Madonna parece ter adotado os fios claros e ondulados, de vez. “Em um tom loiro muito claro, com mechas bem fininhas. O corte médio tinha a frente levemente repicada. Já o penteado foi feito escovando e já modelando os fios com a própria escova ou com o babyliss”, fala Kamura.

2019

Para a era Madame X, seu álbum mais recente, a cantora permaneceu nos loiros, em penteados diversos – coques ou fios soltos – mas sempre repartidos ao meio e com a raiz fixada à cabeça.

- Por Isabelle Guedes