- Por Gui Takahashi

Dicas para cabelos ressecados

Aprenda como cuidar e quais produtos usar desde o momento da lavagem até a finalização.

Cabelo ressecado pede socorro imediatamente! Fios secos acabam com o visual de qualquer uma. Eles tendem a ficar mais rebeldes, sem brilho e com uma textura áspera. Isso sem falar na aparência de palha. “O ressecamento acontece quando a fibra capilar perde água, tanto pelo atrito com a escova, quanto pela ação do tempo ou da exposição solar, contato com secador, chapinha…”, fala o hair stylist Eron Araújo.

Limpeza delicada

Se os seus fios estão muito ressecados e fragilizados, a boa é investir num shampoo sem sulfato. Menos agressivo, ele respeita a fibra capilar e ataca pouco a queratina já danificada, o que proporciona uma limpeza mais delicada. Essa é uma opção certeira para cabelos finos, cacheados, tintos, descoloridos ou com outras químicas.

Aplicação de ampola + máscara

Se esse é o seu diagnóstico, não perca mais o sono. Segundo o expert: “O tratamento deve ser feito com máscaras de hidratação ou ampolas. Tanto para hidratar quanto nutrir, ambas são eficazes. A ampola facilita a vida, pois sua dose é única, concentrada e tem a medida certa para a aplicação. Já a máscara deve ser usada na quantidade correta, sendo que o ideal é uma colher de café rasa para comprimentos médios, ou uma cheia para longos”.

Ativos power

Você pode usar suas armas de hidratação uma vez por semana para manter os fios saudáveis sempre, recuperando a maciez e o brilho. Está em dúvida sobre quais ativos procurar? As ceramidas, os derivados de ácido hialurônico e o óleo de murumuru, que segura a hidratação dentro da fibra capilar, são ótimas escolhas.

 

Mix aquecido

A dica para você conseguir uma máscara hidratante ainda mais poderosa é adicionar cinco gotas de algum óleo de tratamento na porção a ser aplicada. O Eron revela um truque precioso: “Para potencializar o resultado, esquente a mistura por cerca de dez segundos no micro-ondas e aplique nos fios”. Aquecida, a solução ganha um poder maior de penetração, garantindo um efeito mais intenso.

Chapinha com moderação

A regra é a seguinte: quem quer ter fios de abalar precisa respeitar o intervalo de dois ou três dias entre as escovas e chapinhas. Além disso, escolha uma ferramenta térmica que emita íons e ajude a manter a hidratação dentro do fio. E jamais dispense o protetor térmico.

Proteção caprichada

Tudo bem, você tratou seu cabelo com todo carinho e seguindo as dicas acima. Mas, depois, é importante protegê-lo dos mesmos agentes que causaram o ressecamento inicial. Por isso, não abra mão de um leave-in. “Ele é importante sempre pois além de hidratar mantém os fios a salvo das ações do tempo, do calor do secador, além de muitos conterem em suas fórmulas proteção solar”, fala Araújo.