Por que as mudanças de cabelo de Beyoncé importam?
Os cabelos da Beyoncé nos clipes, tapetes vermelhos e ensaios contam sua história - e de muitas mulheres e meninas, pretas e crespas, por aí.
29/07/2022
Um penteado é realmente só um penteado? Produtora, compositora, empresária e cantora: Beyoncé é, muito além disso, uma grande referência visual e de beleza – fato. Se sua arte faz comentários sobre sua experiência como mulher preta, seus fios no palco, vídeos e fotos não poderiam contar outra história. Com esse texto, além de te inspirar, propomos uma reflexão sobre como os cabelos da Beyoncé vão muito – muito mesmo – além de simples penteados:
Veja Mais
O estigma dos cabelos crespos
Para entender mais sobre o assunto, trouxemos a cosmetóloga e nossa expert, Josi Helena. Ela comenta mais sobre os estigmas colocados sobre os cabelos crespos. “Cabelos crespos são uma das principais características que determinam a etnia de pessoas negras e por isso também sempre foi um dos principais alvos da discriminação racial”.
E, no dia a dia, isso ainda tem impactos bem reais na auto estima, especialmente de meninas e mulheres pretas. “Em uma competição de judô, há um tempo atrás, um atleta teve seus dreads cortados, porque o juiz queria desclassificá-lo devido ao cabelo. Dias atrás, uma criança crespa foi expulsa de um colégio militar, já que seu cabelo não atendia ao requisitos do dress code exigido”, conta Josi.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Beyoncé, cabelos crespos e identidade
“Gosto de meu nariz negro, com as narinas dos Jackson Five”, canta Beyoncé na icônica música, Formation. O clipe é carregado de diversas referências à negritude, como o movimento #BlackLivesMatter e a espiritualidade, por exemplo.
Beyoncé ainda canta na mesma música, com orgulho e todas as letras, sobre seu cabelo crespo – “eu gosto do cabelo do meu bebê com baby hair e afro” – adicionando muito da sua experiência estética, como mulher preta, para os penteados do filme, já que tranças, perucas, crespos e box braids fazem aparições em vários momentos.
Josi explica mais sobre o porquê de o assunto ser tão significativo. “O cabelo crespo é o menos aceito socialmente, justamente por ser um signo de identidade racial explicito. A letra da música foi uma resposta de Beyoncé às críticas ao cabelo crespo natural da sua primogênita: essa é a importância de pessoas negras públicas afirmarem a sua beleza natural”.
Josi comenta ainda como foi importante, para ela, descobrir seus cabelos representados no que ela vê e ouve. “Perceber beleza além do que lhe foi apontado como belo a vida toda, leva tempo. Foi assim pra mim também. Algo fundamental foi buscar referências de mulheres com os cabelos parecidos com os meus em todos os lugares: revistas, filmes e redes sociais. Criei uma pasta com fotos dessas mulheres. Fiquei amiga dessas mulheres. Mulheres parecidas comigo”.
“A estética de pessoas pretas é revolucionária e não, nós não vamos parar de ostentar nossas tranças, nossos dreads e nossos crespos”, reforça Josi.
Evolução de beleza: cabelos de Beyoncé ao longo dos anos
E quando o assunto é cabelo, Beyoncé entrega, mostrando ao mundo as – muitíssimas – possibilidades de texturas, cores e curvaturas para os crespos.
2001
No auge dos anos 2000, Beyoncé apostou no loiro! Seja nos twists ou nos fios mais lisos.
2003
Já em 2003, a cantora – ainda parte do grupo Destiny’s Child – escureceu os fios em tons de loiro acinzentado. Para o dia a dia, o cabelo com franja. Já para a noite, um coque com trança cheio.
2005
Os cachos e os castanhos claros começaram a ganhar vida nos cabelos da cantora, cada vez mais e mais, tanto em apresentações, quanto no tapete vermelho, em 2005.
2007
Os castanhos vieram de vez a partir de 2007, nas curvaturas lisas e cacheadas. O destaque vai para o comprimento: longuíssimo e sempre abaixo dos ombros.
2010
Os apliques reluzentes, do tipo fios de fada, ganharam um espacinho no cabelo da Beyoncé no Grammy de 2010.
2013
O lançamento do álbum Beyoncé, em 2013, trouxe o cacheado longuíssimo da cantora de volta ao palco e, uma outra versão poucas vezes vista, de um long bob, para o clipe de XO.
2016
Lemonade sai em abril de 2016, com uma infinidade de penteados, mas as tranças e as box braids foram as protagonistas aqui.
2018
Beyoncé traz sua textura crespa natural para o palco da On The Run Tour II. Para o Grammy daquele ano, box braids caramelo!
2021
Seu cabelo caramelo volta para a cena – com duas texturas diferentes no mesmo penteado – e um volume incrível!