Peruca, lace ou megahair: como escolher?

Um cabelo para chamar de seu! Vem aprender sobre as diferenças entre peruca, lace ou megahair, os cuidados com cada tipo e entenda como escolher a sua.

Compartilhar:

Se você está pensando em adotar um visual com extensão, peruca, lace ou megahair, veio ao post certo! Com a ajuda do beauty artist Krisna Carvalho, desvendamos a diferença entre cada tipo de cabelo, a manutenção ideal para cada fio e dicas de ouro para começar neste mundo.

Peruca, lace ou megahair: como escolher?

Laces

As laces são versões atualizadas das perucas e acessórios para expressão, seja ela individual ou artística. Elas também podem ser usadas por pessoas em transição capilar ou com quedas acentuadas de cabelo, como a alopecia. Krisna dá uma explicação mais técnica: “as laces são hiper realistas e imitam o couro cabeludo, já que os fios saem de uma microtela, que é colada na cabeça e, assim, dá uma impressão mais autêntica”. 

Peruca

As perucas, de maneira similar às laces, também podem vir em diversas cores e ondulações, e são práticas para mudar, sempre que desejado. “Mas, a peruca, você encaixa na cabeça e, às vezes, a raiz pode até ser similar, mas ela não é perfeita e verídica como a lace”, conta o expert.

Megahair e extensões

Como o próprio nome diz, este tipo de cabelo serve para dar a impressão de alongamento, em continuidade às mechas naturais. “As extensões podem ser coladas com fita adesiva, cola ou presilhas. O megahair segue na mesma linha das extensões, mas muda a técnica: existem megahairs de queratina, de fita e presilhas”, aclara Krisna.

3 Dicas para escolher sua peruca ou extensão

Se você é iniciante neste mundo, antes de escolher seu cabelo é preciso entender quais são suas necessidades, expectativas de durabilidade e o que você quer passar com o penteado, já que todas as curvaturas de fios estão liberadas para fazer uso. “Qualquer tipo de couro cabeludo e curvatura de fio podem colocar os cabelos, mas sempre com o auxílio profissional”, conta o profssional.

Krisna dá mais algumas dicas para aclarar o caminho: “no caso das extensões, escolha sempre a mais próxima do seu cabelo natural para que, umas vez na cabeça, ela fique parecida com o seu cabelo natural. Já para laces e perucas, o céu é o limite: vai de acordo com onde você vai usar e o que você quer fazer com elas”.

Peruca de fio humano ou fio sintético?

É sempre necessário se atentar ao tipo de material do cabelo escolhido, já que existem diferenças cruciais entre os fios humanos e sintéticos, e que vão determinar os cuidados.

O beauty artist explica as diferenças: “os fios humanos não brilham ou embolam tanto, vêm em várias texturas e são realmente os melhores que existem. Os sintéticos existem em uma grande variedade de tipos – como orgânicos – e podem ser usados especialmente para fotos, mas são menos realistas que os humanos”

Cabelo é um investimento!

Cabelo vale a pena o investimento, porque pode durar para sempre! “Às vezes é necessária a manutenção, para lavar ou retirar cola do tule, mas o cabelo dura. Com extensão é a mesma coisa: ela dura para sempre, mas vai muito dos cuidados de cada pessoa”, conta Krisna. Por isso, se você quer um resultado legal e duradouro – por muito e muito tempo – opte por mechas de qualidade.

“As extensões são investimentos: eu, por exemplo, tenho cabelos desde que comecei, que já duram 10 anos. Mas os fios bem cuidados duram para sempre!”, finaliza.

Durabilidade

A durabilidade varia: se bem cuidados, os fios duram para sempre, sejam eles sintéticos ou humanos. O expert explica que “o tratamento de cada um é diferente: com os fios humanos, segue a mesma lógica do cabelo natural, já que é preciso limpar, condicionar e hidratar, além de ser possível o uso de fontes térmicas, como chapinha e babyliss. Já o sintético, por ser plástico, é preciso tomar mais cuidado ao guardar, usar térmicos ou escovar”.

Cuidados com cada tipo de cabelo:

Seja peruca, lace ou mega hair, cada mecha necessita cuidados e aplicações distintos, sempre com profissionais especializados. Krisna explica os cuidados com cada tipo de fio e comenta a durabilidade:

  • Peruca: “para as perucas não existe muito um cuidado correto, porque ela dura pouco tempo na cabeça e possui uma costura diferente da lace, por exemplo”;
  • Lace: “já a lace, deve ser cuidada ao colar, descolar e lavar, já que, o microtule que imita couro cabeludo pode descolar ou entrar. Na lavagem, ela não pode ser esfregada, a limpeza deve ser feita apertando os fios, para não arrancar ou embolar. A duração pode variar: as as laces fixas, podem durar de 1 a 15 dias, dependendo dos cuidados e da forma utilizada”;
  • Megahair e extensão: “as extensões também não têm durabilidade e cuidados específicos. Elas devem ser lavadas e hidratadas, e a colocação não estraga o produto e nem machuca o couro cabeludo, com exceção das coladas com queratina, que podem sim irritar a cabeça. Extensões e megahair são colocados e retirados conforme a vontade do cliente, o crescimento e a oleosidade do cabelo: as de presilhas, saem a qualquer momento, já as de fita podem chegar a durar 20 dias a 1 mês”.
- Por Isabelle Guedes