Skincare cronológico: cuidados com a pele aos 40 anos

Dê boas vindas ao amadurecimento da pele, com pequenos ajustes na rotina de skincare e nas idas ao dermatologista. Estes são os cuidados com a pele aos 40 anos!

Compartilhar:

Da mesma maneira que a pele muda com o tempo, a atenção à ela também pode – e deve – ser ajustada de acordo com as necessidades do momento. Um dermatologista explica mais sobre os cuidados com a pele aos 40 anos e conta quais ativos procurar para manter o viço!

Cuidados com a pele aos 40 anos

O dermatologista explica que as principais diferenças dos cuidados aos 20 e aos 30 anos, estão relacionadas à grande queda na produção de colágeno. “Aos 40 anos, geralmente, nós já perdemos 10% do nosso colágeno. Isso mesmo: porque a partir dos 30 anos, a perda é de 1% do colágeno ao ano, então aos 40 anos, precisamos investir nos tratamentos mais potentes”.

Rotina de skincare aos 40 anos

  • Hidratação: a hidratação é essencial para manter o brilho natural. Mas, especialmente na pele madura, em que a perda de viço e elasticidade são ainda mais expressivos, os hidratantes são responsáveis por manter a água retida por mais tempo e, consequentemente, o viço;
  • Área dos olhos: especialmente na rotina noturna, momento em que os ativos podem descansar por mais tempo sobre a pele, aposte em cremes de textura mais densa ou séruns, aliados à massagens suaves, para tratar sinais de expressão, como pés de galinha e bolsas;
  • Tratamento: aqui, ativos estimuladores de colágeno e de ação direta em manchas – especialmente os melasmas – são ótimas pedidas! Aposte no ácido glicólico, ácido retinóico ou vitamina C, para combater os radicais livres, renovar a superfície e estimular a firmeza;
  • Proteção: em qualquer idade, a proteção solar é um dos passos essenciais! Mas, especialmente nas peles maduras, o filtro é a barreira responsável por proteger as fibras de colágeno e a acentuação de sinais, como rugas e linhas. 

Para a ida ao dermatologista

Se o skincare com hidratante, vitmina C e protetor solar está em dia, os procedimentos no consultório podem potencializar ainda mais os cuidados em casa. Alberto explica um pouco sobre as possibilidades: “no consultório, além dos lasers ablativos, eu indico, também, os bioestimuladores: que são produtos para aumentar a produção de colágeno pelo nosso organismo”. Saiba sobre os cuidados completos dando o play:

 

- Por Isabelle Guedes