Por dentro do ativo: ácido glicólico
Se tem curiosidade em saber o que é o ácido glicólico e para que serve, veio ao lugar certo. O dermatologista, Amilton Macedo, explica tudo sobre ele!
14/02/2022
Ácido glicólico: o que é? Para que serve? Como e quando usar? Se essas são algumas das perguntas que vêm à sua cabeça quando escuta falar esse nome, calma! Com a ajuda do dermatologista e expert Amilton Macedo, hoje vamos esclarecer todas elas.
Veja Mais
Ácido glicólico, para que serve?
Amilton explica que o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido, ou um AHA. “Isso significa que ele faz parte da família de ácidos orgânicos naturais, encontrados em vegetais doces, como, por exemplo, a cana de açúcar”, diz.
Grande aliado na manutenção da firmeza, luminosidade e remoção de células mortas da pele, ele ainda completa que o ácido auxilia ainda na melhor penetração dos ativos do restante da sua rotina de skincare. “Ele reduz as linhas finas, controla oleosidade e tem ação uniformizadora, proporcionando luminosidade e correção natural aos sinais do envelhecimento”, revela Amilton.
Principais benefícios
Multifuncional, este é um ativo queridinho para peles oleosas, mistas e maduras, já que interage bem com no pós-acne e na pele já marcada pelo tempo. “Alguns dos benefícios são minimização das rugas, linhas de expressão, luminosidade, clareamento das manchas causadas por acne, estímulo do colágeno, prevenção do envelhecimento e controle da oleosidade”, diz Amilton.
- Renovação celular: a principal função desse ácido é promover a descamação na derme, causando um efeito de renovação, especialmente em rugas e linhas de expressão. “Ele promove o rejuvenescimento e uma leve descamação, retirando as células mortas e auxiliando na formação de colágeno”;
- Controle de oleosidade: o efeito peeling do ácido glicólico também é interessante para as peles com tendência à oleosidade, já que ele cuida da textura e equilibra a produção de sebo;
- Melhora nas manchas de acne: se você possui manchas causadas por acne, ele também é a pedida perfeita! Já que o efeito descamativo e renovador minimiza as cicatrizes, uniformizando o tom.
Como usar
Posso usar?
O dermatologista revela que o ácido glicólico é uma ótima alternativa ao retinoico, porque ele é bastante poderoso, porém é menos agressivo, especialmente em peles já em outros tipos de tratamentos, sejam eles voltados para acne ou rugas e linhas.
“O ácido glicólico por ser considerado um esfoliante mais intenso, é indicado para peles mais resistentes. Mas, como qualquer outra medicação para a pele, é importante que o paciente consulte um dermatologista antes de fazer o uso”, completa o dermatologista.
Atenção à pele sensível ou sensibilizada
Tenho a pele oleosa e sensível, posso usar este tipo de ácido? A resposta é: depende! Como qualquer outro ácido, é preciso ter alguns cuidados no uso diário do glicólico.
“Ele deve ser utilizado com cautela, como qualquer outro ácido, pois pode causar vermelhidão e ardência, principalmente, se a sua pele for sensível”, alerta Amilton. Por isso, antes de inserir o glicólico na sua rotina, procure fazer testes ou inseri-lo aos poucos, em dias alternados.
Ácido glicólico para pele negra
Já te contamos aqui, que a pele negra, devido à maior quantidade de melanina, possui tendência à hiperpigmentação, seja ela resultado de melasmas ou resquícios de acne. Por isso, a fim de suavizar irregularidades no tom – além de outros ativos já super conhecidos no skincare, como a vitamina C – o ácido glicólico pode ser uma boa pedida! Mas, é importante lembrar, especialmente para peles sensibilizadas que, ao menor sinal de irritação você deve suspender o uso!
Ácido glicólico na rotina de skincare
Costuma-se indicar o uso um dia sim e outro não, e ele pode ser aplicado nas rotinas de skincare diurna e noturna, mas sempre em concentrações mais baixas. Caso opte pelo uso noturno, o ideal é aplicá-lo e, pela manhã, optar por fazer a limpeza com o sabonete indicado para seu tipo de pele. Em seguida, deve-se usar o filtro solar com alto FPS, mesmo dentro de casa e em dias frios e nublados.
Onde encontrar
O ácido glicólico pode ser encontrado de diversas maneiras! São elas:
- Máscara facial: na sua forma noturna, o produto age na sua pele enquanto você dorme, com os resultados amados no ativo, como melhora na luminosidade e suavização de linhas;
- Sérum: este tipo de textura é perfeito para quem prefere um toque mais leve e de rápida absorção – alô peles mistas e oleosas!
- Gel de limpeza: para uma limpeza agradável pela manhã, o gel de limpeza potencializa o efeito de remoção de oleosidade do ácido glicólico;