Skincare cronológico: cuidados com a pele aos 20 anos
Pele saudável em qualquer idade? Conte com a gente! Um expert explica aqui, tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com a pele aos 20 anos.
29/03/2022
Com o passar do tempo, as suas necessidades mudam e as da sua pele também. Nosso expert e dermatologista, Alberto Cordeiro, fala um pouco mais sobre os cuidados com a pele aos 20 anos e como protegê-la, com eficiência, dos danos externos. Venha aprender!
Veja Mais
Cuidados com a pele aos 20 anos
A escolha dos produtos para a pele deve ser sempre customizada e adaptada para a necessidade do momento! “Aos 20 anos, ainda não há um processo de envelhecimento estabelecido, então a grande palavra aos 20 anos é prevenção”, comenta Alberto. Por isso, fique atento a alguns fatores ao montar seu nécessaire:
É aos 20 anos que a pele começa a dar os primeiros sinais de perda de colágeno e envelhecimento. Mas, é também nesta idade que outras questões como a acne adulta e a oleosidade, ainda podem fazer parte da rotina de muitas peles! Por isso, o uso de produtos que equilibram ação antioxidante e controle de sebo.
Rotina de skincare aos 20 anos
Os cuidados com a pele aos 20 anos requerem uma rotina básica, mas com uma palavra-chave para ser eficiente: prevenção. “Eu indico, para uso dentro de casa, um bom protetor solar”, explica o dermatologista. “Já os antioxidantes vão prevenir o envelhecimento precoce da pele”.
- Hidratante: essa é a textura que mais vai variar de pele para pele. Para as secas ou equilibradas, os hidratantes em creme são boas opções, enquanto para as peles oleosas, os aquosos se adequam melhor;
- Antioxidante: como passar da idade, a tendência é que a pele produza mais radicais livres, os grandes responsáveis pela oxidação da pele. Por isso, vitamina C, selênio e zinco são ideais para serem repostos aqui!
- Protetor solar: obrigatório em todas as idades, o filtro é o passo do skincare responsável por proteger a pele dos raios solares e luz, para evitar o aparecimento de manchas, o envelhecimento precoce e até questões mais sérias, como o câncer de pele.
Ativos
Aqui, aposte sem medo no uso “de antioxidantes, como uma vitamina C de qualidade e o resveratrol”, conta Alberto. “Eles servem para que essa pele consiga se proteger dos danos externos – ou seja – da radiação ultravioleta e da poluição”. Tanto o uso tópico, quanto a ingestão de suplementos, funcionam, mas o uso combinado é o que realmente traz o resultado power!
Vitamina C
Já super incorporada à rotina de skincare, a vitamina C não poderia faltar nos cuidados com a pele aos 20 anos! Ela, além de proteger as fibras de colágeno da degradação, regula as células que produzem melanina, e por isso, possui ação uniformizadora em manchas.
Resveratrol
Presente especialmente nos produtos derivados da uva, o resveratrol também é antioxidante. Além de ser um ótimo preventivo, ele consegue minimizar os danos da exposição solar e deixar a pele com aparência mais saudável, no geral.
Biotina e colágeno
O colágeno é um dos componentes mais comentados quando o assunto é envelhecimento e faz parte das proteínas que sustentam a pele. Já a biotina é a vitamina B7: uma das responsáveis pela formação do colágeno e pela manutenção da hidratação da pele!
Cuidados no consultório
Alguns procedimentos, em parceria com seu dermatologista, podem potencializar ainda mais os cuidados com a pele aos 20 anos! Alberto conta quais são eles: “no consultório, indico a limpeza de pele, os peelings físico e químico e os lasers não ablativos, para melhorar a qualidade da pele, poros e começar a prevenir o envelhecimento”. Quer descobrir o que está por vir em termos de cuidados com a pele? No vídeo abaixo, o dermatologista dá todos os detalhes. Dê o play: