Por dentro do ativo: ácido retinóico
O ácido retinóico é um ótimo aliado para o tratamento da pele, e a dermatologista Carla Vidal explica como incluí-lo na sua rotina. Vem ver!
14/03/2022
Atenção, fãs de skincare! O ácido retinóico é um dos ativos queridinhos dos experts e das loucas por beleza para tratar a pele. Conversamos com a dermatologista e expert Carla Vidal, e aqui ela explica como esse ácido age na pele, além dos cuidados ele exige no dia a dia. Confira!
Veja Mais
Como o ácido retinóico age na pele?
De acordo com Dra. Carla, “esse ácido funciona, principalmente, para peles que já tomaram muito sol, que têm rugas profundas e muitos cravos”, conta. Ao incluir esse ativo na sua rotina, a dermatologista recomenda tomar muito cuidado com o sol e com a luz visível, usar protetor solar é essencial.

Esse ácido trata a pele contra os danos solares, linhas de expressão e cravos
Principais cuidados
O ácido retinóico deve ser prescrito sempre por um dermatologista! “Consulte o seu médico para que ele examine a sua pele e indique o produto ideal. Tome cuidado com a automedicação, caso contrário, você pode se prejudicar”, explica.
O médico avaliará se você tem alguma patologia que não age bem com o ativo, como telangiectasias, que são vasinhos no rosto. “Existem vários ácidos, como o retinóico, glicólico, azeláico, adapaleno, etc. E todos devem ser indicados pelo dermatologista”, alerta.
A dermatologista diz ainda que o ácido retinóico não é indicado para peles com rosácea. “Ele causa uma neoformação vascular, então, quem já tem vasinhos no rosto deve evitar esse tipo de ativo para não piorar o quadro”, afirma.

Produtos com ácido retinóico para tratar a sua pele