Quais os ácidos recomendados para pele negra?

Conheça os ácidos para pele negra mais indicados e aprenda a incluí-los na rotina de skincare com segurança

Compartilhar:

Quando o assunto é skincare, muita gente tem dúvidas sobre quais são os ácidos para pele negra mais seguros e eficazes.

Isso porque, com a maior concentração de melanina, esse tipo de pele pode reagir de forma diferente a certos ativos, especialmente quando usados sem orientação.

Pensando nisso, conversamos com o dermatologista Amilton Macedo, que explica quais ácidos podem trazer benefícios sem comprometer a saúde e a uniformidade da pele.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Ácidos para pele negra: como usar com segurança

Devido à maior concentração de melanina, a pele negra tem maior predisposição ao surgimento de manchas e alterações na uniformidade do tom, especialmente após inflamações, acne ou pequenas lesões.

Por isso, mesmo ativos que oferecem benefícios devem ser introduzidos com cautela.

“Não existe nenhum tipo de ácido específico para utilizar em manchas na pele negra. Assim, é possível usar todos os produtos indicados para outras condições de pele com características dermatológicas no intuito de amenizá-las”, explica Amilton.

O dermatologista ainda alerta que o cuidado principal está na intensidade da formulação: “A única orientação é que o ativo não seja tão agressivo à pele, pois um produto com formulação mais forte pode irritá-la, aumentando as chances de manchá-la e causar diferentes uniformidades”.

Os ácidos ajudam a renovar, hidratar e uniformizar a pele

Principais ácidos recomendados para pele negra

Vale lembrar também que esses ativos não visam mudar o tom natural da pele ou reduzir a melanina, mas sim tratar necessidades específicas como acne, oleosidade, hidratação, esfoliação e uniformização do tom. 

Além disso, Amilton reforça que “para o tratamento de qualquer tipo de mancha é recomendado o acompanhamento de um especialista, pois os ácidos utilizados de maneira errônea podem causar um efeito contrário do desejado”.

Ácido glicólico

Indicado para controlar a oleosidade e promover hidratação profunda, também auxilia na renovação celular e na prevenção da acne, deixando a pele mais equilibrada.

Ácido mandélico

Com ação esfoliante suave, ajuda a clarear manchas escuras, especialmente as causadas por acne. É bem tolerado e pode ser incorporado facilmente à rotina de cuidados.

Ácido lático

Mais suave, é ideal para peles sensíveis. Contribui para prevenir e tratar a acne, hidratar e manter o equilíbrio da pele, evitando o excesso de oleosidade.

Ácido tranexâmico

Eficaz na melhora de manchas hormonais, solares e inflamatórias, também auxilia na prevenção da hiperpigmentação. Pode ser usado em associação a outros ativos clareadores indicados pelo dermatologista.

Cuidados essenciais na rotina de skincare para pele negra

Além do uso de ácidos para pele negra, uma rotina bem estruturada é fundamental para potencializar os resultados e manter a pele saudável.

Confira um guia com os passos de uma rotina de skincare para pele negra:

  • Limpeza: de manhã e à noite, com produtos adequados para seu tipo de pele.
  • Hidratação: garante viço, equilíbrio e melhor absorção dos tratamentos.
  • Tratamentos específicos: conforme orientação do dermatologista.
  • Proteção solar diária: indispensável, mesmo em dias nublados ou em ambientes internos, para prevenir manchas e envelhecimento precoce.

- Por Isabelle Guedes