Como prolongar o bronzeado

O segredo é: hidratar, hidratar, hidratar! Mas até a temperatura da água deve ser levada em conta para segurar a cor do pecado até o carnaval. Aprenda.

imagem 1

Até debaixo d’água

Produtos para usar durante o banho, como óleos e géis de banho ou sabonetes líquidos, diminuem o ressecamento, agridem menos a pele (opte pelas versões com Ph5, que são mais leves) e são superindicados para manter a cor. Lembre-se de que os banhos com água muito quente ressecam a pele e isso pode interferir no bronzeado.

imagem 2

Creminhos potentes

Aplique o hidratante enquanto a pele ainda ainda estiver úmida, para espalhar melhor. Assim, os ativos são melhor absorvidos e têm sua ação potencializada. Hidratantes à base de ureia, glicerina, ácido hialurônico, ácido lático, óleo de macadâmia, óleo de maracujá, óleo de semente de uva, são ricos em ácidos graxos, que formam um “filme” sobre a pele impedindo a perda de água.

imagem 3

Pré-sol

O cuidado com o bronzeado deve começar antes de você deitar na areia. O uso correto do protetor solar deixa o bronzeado mais uniforme — vai evitar o surgimento de manchas, certo? Para garantir a proteção, você vai precisar utilizar quantidades generosas do protetor. Ou seja, em média 1 colher de sopa rasa para o rosto e 1 xícara de café para o corpo. Se aumentar o fator de proteção sem utilizar a quantidade certa, terá uma proteção não de 50 ou 60, mas talvez de 30. 

imagem 4

Alimentos aliados

Diquinha preciosa e natural: consumir alimentos à base de betacaroteno, como cenoura, abóbora, beterraba, mamão e manga. Eles ativam a melanina, substância que dá cor à pele e favorece o bronzeado.

imagem 5

Mantenha distância

Por outro lado, evite produtos elaborados com ácido retinóico, ácido glicólico, adapaleno, peróxido de benzoila e isotretonoína – ativos presentes em produtos para renovação celular e combate à acne. Também evite os clareadores, que comumente são elaborados com hidroquinona, ácido kójico e ácido fítico.

imagem 6

Ajudinha extra

A esfoliação, seguida de hidratação, ajuda muito na duração do bronzeado. Ela faz a retirada das células mortas, ativa a renovação celular e confere à pele mais luminosidade. Isso porque a melanina está depositada nas camadas mais profundas da epiderme. Com a pele limpa, espalhe o produto pelo corpo, sem usar força, fazendo movimentos circulares com géis ou sabonetes esfoliantes.