Mitos e verdades sobre manchas na pele negra
Acne, foliculite, melasmas e até picadas de insetos: desmistifique os cuidados com manchas na pele negra, com o dermatologista Amilton Macedo.
08/06/2022
Cada pele é uma pele e isto é um fato! Por isso, conhecer mais sobre a nossa – peculiaridades, questões e tendências – é essencial. No papo com o dermatologista Amilton Macedo, trazemos uma das particularidades das peles mais pigmentadas: estes são alguns mitos e verdades sobre manchas na pele negra.
Veja Mais
1 A pele negra mancha com mais facilidade
Verdade! “A pele negra tende a ter mais manchas, devido a sua alta quantidade de melanina. Dessa forma, qualquer processo inflamatório, como acne, alergia ou até mesmo a foliculite, pode causar manchas na superfície da pele”.
2 Acne, picadas de inseto e melasmas, são as principais causas de manchas
Verdade! “As manchas de acne aparecem após o desaparecimento das acnes e cravos, deixando manchas na região em que a inflamação foi causada. Já as manchas causadas pelas picadas de insetos vêm após o estímulo de coçar a região afetada. Por fim o melasma, é uma condição que afeta todos os tons de pele, mas costuma ser mais frequente em peles negras devido à maior quantidade de melanina”.
3 Espremer espinhas pode piorar a tendência à pigmentações
Verdade! “Evitar espremer a área para é essencial para não piorar a condição da pele. Além disso, para controlar e prevenir a formação dessas manchas, aposte no uso do filtro solar superior ao FPS30 e de alta cobertura”.
4 Qualquer ativo pode ser usado para uniformizar manchas na pele negra
Mito. “Pelo motivo da pele negra ser mais suscetível às manchas escuras, é necessário ter um cuidado extra ao utilizar determinados produtos que podem irritá-la, uma vez que a reação alérgica pode agravar ainda mais as hiperpigmentações ou pós-inflamações.”
5 Vitamina C e os Alfa-hidroxiácidos são liberados para tratar manchas em pele negra
Verdade! Os componentes recomendados são os ativos antioxidantes como vitamina C, que auxilia na proteção contra os raios UVA e UVB, poluição, suavização de manchas e uniformização do tom da pele. Além disso, substâncias alternativas como a nicotinamida e alfa-hidroxiácidos, podem auxiliar com o desaparecimento dessas manchas”.
6 Esfoliação enzimática e protetores solares podem piorar a condição de manchas
Mito. “A prevenção vem a partir da utilização de protetor solar com fator superior a 30 e com cor. Uma outra recomendação é a realização de esfoliações enzimáticas, para auxiliar na eliminação do pigmento na área manchada de forma rápida e não agressiva – ainda mais seguro para as peles negras, já que são mais sensíveis e propensas a manchas”.
7 Procedimentos em laboratório podem ser eficazes para tratar manchas em pele negra
Verdade! “Diversos são os tratamentos e procedimentos para amenizar as manchas mais profundas da pele, entre eles estão: peeling químico profundo, microagulhamento e a combinação dos lasers ND Yag e ERBIUM Yag. O peeling é um procedimento que atinge a camada mais superficial da pele até a derme, estimulando a retirada de células mortas e acelerando a formação de novas células. O microagulhamento auxilia na redução de pigmentação das manchas na pele, incluindo as mais profundas, como o melasma. Já os lasers ND Yag e ERIUM Yag fazem com que as camadas da pele sejam descamadas, para darem lugar a uma pele uniforme”.