Posso lavar o cabelo todo dia?

Acredite: pode e deve. Lavar o cabelo diariamente pode deixar você, inclusive, longe da caspa e da queda causadas pelo suor

 

É comum ter dúvidas a respeito dos cuidados diários com os cabelos. Principalmente se você vai à academia – por conta da transpiração. O que fazer? Lavar os cabelos diariamente e sofrer com o medo do ressecamento ou não lavar e correr o risco de o suor prejudicar os fios e o couro cabeludo?

Todo dia, sim!

Lavar os cabelos todos os dias, desde que com bons produtos, e de preferência alternando shampoos mais suaves com tratamento específico, não traz problemas à saúde do couro cabeludo ou aos fios. “O ideal é não abusar da água quente, não lavar os cabelos à noite e nunca dormir com os fios molhados, o que provoca dermatite seborreica (a caspa) e queda”, explica a dermatologista Thais Pepe.

Suor que causa caspa

“Principalmente após o exercício, é importante a lavar dos cabelos em vez de manter o suor no couro cabeludo e fios”, ela ensina. O cloreto de sódio produzido no suor, em excesso, pode causar obstrução dos folículos, causando queda, além de ressecar os fios. “Por isso, antes do exercício, pode ser usado um óleo com ação antioxidante ou leave-in”, diz a dermatologista Valéria Marcondes.

Pré-shampoo na área

Outra boa forma de evitar esses problemas relacionados ao suor é a utilização de pré-shampoos antes de ir para a academia. “Esse produto controla a oleosidade do couro cabeludo e traz fórmulas que também podem fazer um tratamento reparador para os fios”, fala Thais.

Banho de água fria – ou morna

É muito importante ficar atento à temperatura da água quando for lavar os cabelos. Além dos danos ao couro cabeludo e do risco de provocar dermatite seborreica, lavar os cabelos com água quente provoca a abertura das escamas do fio. O resultado são hastes mais vulneráveis à formação de pontas duplas, ao ressecamento, e à falta de brilho.

- Por Karina Hollo