Descubra como tirar a oleosidade do cabelo

Alguns truques simples reduzem a oleosidade ao longo do dia e dão mais volume ao cabelo

Compartilhar:

 

Diminuir a oleosidade do cabelo começa com alguns cuidados que fazem toda a diferença para conquistar fios mais encorpados e com leveza. Desde o uso do shampoo para cabelo oleoso até a mudança de alguns hábitos do dia a dia, é possível chegar ao final do dia longe do aspecto pesado e sem volume.

Lave da forma correta

  • Lavar o cabelo em excesso estimula o couro cabeludo a produzir mais oleosidade ainda. A situação piora quando são usados shampoos de limpeza profunda ou antirresíduos com muita frequência.
  • Use sempre shampoos específicos para cabelos oleosos. Se o seu problema é a raiz pesada e fios ressecados, opte pelas versões para cabelos mistos, que controlam a oleosidade do couro cabeludo e hidratam o comprimento e pontas.
  • Além disso, nada de lavar o cabelo com água quente! A temperatura influi – e muito! – no funcionamento das glândulas sebáceas, pois ressecam a pele e estimulam ainda mais a produção de oleosidade. Portanto, opte pela água fria ou, no máximo, morna.
  • Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos com movimentos circulares e de baixo para cima a partir da nuca até alcançar a linha rente à testa. Isso estimula a circulação sanguínea e oxigena o bulbo capilar para o crescimento de fios mais densos e saudáveis.

Não se esqueça do condicionador

Um engano muito comum é pensar que cabelos oleosos não precisam de condicionador. Precisam, sim, mas com ressalvas: aqui, entram apenas as versões exclusivas para cabelos oleosos e a aplicação deve ser feita apenas no comprimento e pontas dos fios. Cabelo curtos não precisam usar.

Na hora de enxaguar, não economize tempo. Retire o condicionador por completo até sentir os fios macios, mas não pegajosos. Isso é a garantia para o cabelo não ficar grudado na cabeça e sem volume ao longo do dia.
Depois dos cuidados na hora do banho, chega a hora de manter o visual dos fios:

  • Na hora de usar o secador, mantenha o jato de ar quente a uma distância de 20 centímetros dos fios para não ressecar o couro cabeludo e, com isso, causar aumento da oleosidade logo após o banho.

 

  • Se o seu cabelo costuma ficar muito pesado em pouco tempo, tenha um shampoo a seco na bolsa para aplicar de vez em quando. Além de absorver a oleosidade, ele dá um volume incrível e encorpa os fios.

 

  • Nada de ficar passando a mão no cabelo. Se o hábito já se tornou uma mania, saiba que isso leva um monte de bactérias que estimulam a oleosidade e deixa o cabelo com o visual pesado.
  • Tome mais água! A ingestão de líquidos ajuda o organismo a regular o funcionamento das glândulas sebáceas para que elas não produzam oleosidade demais nem de menos.

 

Com cuidados simples, é possível notar a diminuição da oleosidade, do brilho excessivo e da aparência pesada dos fios e deixar o cabelo oleoso com mais volume, luminosidade e maciez equilibrada durante o dia todo.

- Por Monique Abrantes