Cuidados essenciais com o couro cabeludo

A tricologista Marcela Buchaim revela quais são os cuidados necessários para ter um couro cabeludo saudável

Os cuidados com o couro cabeludo são fundamentais para ter um cabelo bonito, eles colaboram para que os fios recebam os nutrientes necessários e para a normalização do ciclo capilar.

De acordo com a tricologista Marcela Buchaim, para ter um couro cabeludo saudável é preciso conhecê-lo, saber se ele é oleoso, seco, ou se tem descamações, por exemplo, utilizar os produtos adequados e adotar alguns hábitos que, apesar de simples, fazem a diferença. Confira!

Proteger o couro cabeludo do sol

Esta região do corpo é extremamente sensível, e mesmo protegida pelos fios de cabelo no dia a dia, precisa de cuidados extras quando houver exposição solar.

“Devemos evitar o sol diretamente no couro cabeludo, podemos utilizar um protetor solar no estilo spray e proteger com bonés e chapéus, aqueles que têm elementos vazados para não ficar abafado”, orienta Marcela Buchaim.

Cuidados essenciais com o couro cabeludo

O couro cabeludo deve ser protegido do sol com filtro solar e chapéus

Cuidado com penteados apertados

Se você adora um cabelo preso, deve se atentar para não desenvolver alopecia de tração. A longo prazo, o penteado muito apertado prejudica a raiz e pode ocasionar a queda permanente dos fios.

“Isso lesiona as células da região do bulge, responsáveis pelo crescimento capilar saudável”, diz.

Cuidados essenciais com o couro cabeludo

Penteados apertados podem provocar a queda dos fios

Evitar banhos muito quentes

De acordo com a tricologista, é preciso evitar ao máximo os banhos quentes. A água em alta temperatura deixa o couro cabeludo sensível, estimula a produção de óleo, o que é um problema para quem já tem fios oleosos, e tudo isso colabora para o aparecimento da caspa.

Marcela conta ainda que não é adequado dormir com o cabelo molhado e diz qual é a melhor forma de lavá-lo.

“Procure fazer massagens circulares na região, assim você vai oxigenar o couro cabeludo, trazendo os nutrientes necessários para o seu folículo”, afirma.

Cuidados essenciais com o couro cabeludo

A água quente estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo e pode causar caspa

Atenção aos produtos

A especialista alerta para o uso de muitos produtos químicos, o que pode irritar a região.

“Se você utilizar produtos muito ácidos, vai perceber que o seu couro cabeludo vai descamar. Se você utilizar produtos muito básicos, como algumas colorações, pode até queimá-lo”, comenta.

Aplicar produtos muito próximos à raiz do cabelo, como finalizadores e condicionadores, também não é recomendado, já que isso pode obstruir os folículos capilares.

“O uso contínuo desses produtos pode acumular resíduos, então é importante fazer uma vez por mês uma renovação celular no couro cabeludo com shampoos que fazem uma esfoliação, mas tem que ser suave, para não agredir a região”, diz Marcela.

Cuidados essenciais com o couro cabeludo

- Por Letícia Leite