Pré-poo: o que é e como fazer

Você conhece o pré-poo? Conheça a técnica que ajuda a combater o ressecamento do cabelo e deixá-lo mais forte e brilhante

Se você tem o cabelo ressecado, danificado ou com química, pode ser que perceba, depois da lavagem, que o aspecto opaco dos fios piora. Isso acontece porque, apesar de ser extremamente importante para manter o couro cabeludo saudável e limpo, o shampoo pode contribuir para o ressecamento dos fios. O pré-poo – passo que vai mudar a sua rotina! – cuida disso, protegendo os fios antes da lavagem. 

O pré-poo na etapa da lavagem

O pré-poo, ou pré-shampoo, nada mais é do que uma preparação dos fios antes da lavagem. Ele impede que a oleosidade natural seja eliminada junto com as impurezas e, para isso, cria uma película protetora no comprimento dos fios, região onde o cabelo costuma ficar mais seco. Além disso, a técnica também ajuda a deixar os fios mais macios, facilitar na hora de desembaraçar e, a longo prazo, fortalecer o cabelo.

“O shampoo é feito para limpar a raiz e não a fibra capilar. O comprimento deve ser limpo apenas com o excesso da espuma do shampoo, você nunca deve esfregar o produto nas pontas porque isso resseca muito o fio”, explica o expert Alex Moraes. Ele também recomenda sempre usar água morna ou fria nos fios para evitar que eles ressequem ainda mais.

Como fazer o pré-poo?

Hoje já existem no mercado vários produtos criados para fazer o pré-poo, mas você pode usar máscaras, óleos, condicionadores neutros, entre outros. O importante é só escolher um produto que seja indicado para o seu tipo de fio e suas necessidades.

Passo 1

Com os fios úmidos, separe em mechas e aplique o produto escolhido no comprimento e pontas, envelopando os fios. 

Passo 2

Então, deixe no cabelo por mais ou menos 30 minutos e, depois, lave normalmente, com shampoo, condicionador ou máscara.

O pré-poo funciona para todos os tipos de fio?

Apesar de ser muito usado pelas cacheadas e crespas, que costumam ter as pontas mais ressecadas, qualquer pessoa que sentir os fios mais frágeis e danificados pode fazer a técnica do pré-poo, inclusive os lisos. Porém, Alex recomenda a técnica especialmente para quem tem cabelos com química.

  • Cabelos cacheados: para os cacheados, o pré-poo é especialmente bom para manter a definição e manter o óleo também nas pontas, já que elas tendem ao ressecamento;
  • Cabelos crespos: nos crespos, a lógica é a mesma, mas o pré-poo funciona para recuperar os fios após a retirada dos penteados protetores, como as box braids e os dreads;
  • Cabelos descoloridos ou danificados: nesses fios, o pré-poo auxilia especialmente na recuperação pós-química. Para os descoloridos ou loiros, máscaras matizadoras podem ser adicionadas.

O único cuidado a ser tomado é escolher os produtos certos. “Não tem muitas restrições, mas não costumo indicar fazer antes de toda a lavagem para não pesar nos fios”, explica o expert. Usar um shampoo mais leve, sem sulfatos, para uma limpeza delicada, já ajuda.

- Por Maria Clara Serpa