- Por Karina Hollo

Por que o cabelo quebra?

Anda sofrendo com fios frágeis e quebradiços? Vem ver o que evitar e no que investir para reverter essa situação.

No verão, mesmo os fios saudáveis sofrem. Isso significa que os que já andavam ressecados ou tinham passado por químicas agressivas, como progressivas ou descolorações podem ficar ainda mais sensíveis por causa da ação extra dos fatores externos – sol, vento, cloro, água salgada – e se quebrar! Vem ver como evitar a situação com o hair stylist Ronan Gedeoni.

Culpa da toalha

É quase instintivo esfregar a toalha nos fios para secá-los. Ou enrolar as mechas na toalha, fazendo um turbante. Mas esses hábitos podem não só embaraçar, como romper a fibra capilar. “Melhor trocar a sua toalha por uma camiseta velha ou macia ou uma toalha de papel, ambas absorventes e mais gentis com o seu cabelo”, fala Ronan.

Banho demais

Quanto mais você lava seus cabelos, mais retira a camada de proteção composta por óleos naturais. Por isso, dependendo do seu tipo de cabelo, melhor diminuir a frequência para três vezes por semana (mas isso só vale se ele for seco).

Vale também optar por shampoos de uso diário, mais gentis com os fios. “Capriche na lavagem apenas bem próximo da raiz, onde o sebo se concentra, e enxágue bem, com água de morna para fria, que suaviza a cutícula, maltratando menos a fibra capilar.”

Anti-quebra

Coloque na prateleira do boxe produtos que tenham as palavras “anti-quebra”, “fortalecimento” ou “renovação” no rótulo, para fortalecer os fios e selar pontas duplas.

Sem medo da tesoura

Se você evitar cortar as pontas duplas, elas podem virar triplas e até subir pelo fio. Para ter fios saudáveis, melhor encarar a tesoura regularmente, de acordo com o tipo de fio e de corte que você escolheu.

Condicionamento profundo

Se você tiver tempo e dinheiro para ir ao salão a cada quatro semanas, maravilha! Caso contrário, invista em um creme de tratamento profundo. “Assim, os ingredientes são mais concentrados e formam um filme protetor resistente a algumas lavagens.”

Durma bem

E com tratamento noturno nos fios, pelo menos uma vez por semana, se o dano for severo. Apenas certifique-se de colocar uma toalha sobre o travesseiro.

Coma direitinho

Seu cabelo precisa de proteína para se manter forte. Afinal, ele é feito de queratina! Porém, muita proteína pode tornar o cabelo frágil, e muita umidade torna os fios muito flexíveis. É importante encontrar o equilíbrio certo.

https://www.belezanaweb.com.br/lola-cosmetics-drama-queen-pimenta-rosa-mascara-de-tratamento-450g/