- Por Karina Hollo

Escova progressiva sem efeito colateral

O hairstylist Evandro Angelo dá dicas de como cuidar da escova progressiva e que vão deixar seus cabelos lisos e saudáveis.

Para algumas mulheres, a escova progressiva sofistica o look com mínimo esforço. Afinal, há quem ame as madeixas alinhadas apesar dos cachos naturais estarem com tudo! Para que o sonho do cabelo liso sem escova todo dia não vire um pesadelo, siga as dicas de nosso consultor, o hairstylist Evandro Ângelo.

Queda de cabelo

É indispensável que você evite retoques excessivos. “O máximo são dois por ano, ok?, diz Evandro. E a uma distância de 1 a 1,5 centímetros da raiz, sob pena de maltratar o bulbo capilar e acabar em queda de cabelo. Isola!

Fios quebradiços

Escova progressiva é um tratamento de textura que muda o formato do fio. E também agride… “Por isso, processos reconstrutores, em casa, a cada 15 dias são muito importantes. E no salão, a cada dois meses.” Procure por máscaras e séruns com queratina, aminoácidos, proteínas.

Oleosidade extra

Essa é uma reclamação muito comum de quem encara a progressiva. O problema acontece porque a química encapa o fio e a oleosidade produzida pela raiz não consegue mais escorregar até as pontas. Resultado: visual engordurado e até caspa! Use xampu, condicionador e máscara para cabelo com caspa e quimicamente tratado.

Adeus movimento

Ok, os fios estão lisos… chapados… comportados… Mas você sente falta de movimento? “Lave só com xampu (esqueça o condicionador e a máscara), aplique ativador de ondas e modele com babyliss ou faça uma escova cacheada”, ensina Evandro

Monotonia entediante

Nenhuma mulher gosta de exibir o mesmo look todo santo dia, não é? “A progressiva permite alguns penteados, sim. Eu, pessoalmente, adoro o Brigitte Bardot, meio preso com volume no alto da cabeça. Duas opções fashion e fáceis são as tranças de raiz e os rabos altos”.

Amarelo gema

Alguns tipos de escova progressiva, ao encaparem o fio, fazem o loiro ficar mais fechado… No geral, amarelo demais. “A saída é apelar para os shampoos silver, pelo menos uma vez por semana.”

Pontas espigadas

A primeira atitude precisa ser firme: aparar 0,5 centímetro das pontas a cada 45 dias. “Além disso, use protetor de pontas, óleo de argan e hidratantes noturnos nos últimos 2 centímetros dos fios, diariamente”, diz Evandro.

SHOP: Kit – Orofluido Intense

Descamação do couro cabeludo

É imprescindível que você evite retoques muito próximos da raiz. “Se ainda assim, a pele ficar sensível, existem ótimos produtos dermo-calmantes do couro cabeludo.” Podem ser xampus-creme, loções…

SHOP: Kit – N.P.P.E. Nutra-Therapy

Raiz murchinha

A solução, aqui, é apelar para pitadas de pomada em pó na raiz ou mesmo aos shampoo a seco, aplicados em volta do semblante. Garantem volume extra em segundos.

SHOP: Pó Matificante – Schwarzkopf OSIS+ Dust It Texture 1

Cabelo seco

A progressiva sela a cutícula do fio e a deixa brilhante. Mas isso não significa que você não precise cuidar do interior… “Vale a mesma regra que indico para cabelo sem química: máscaras hidratantes, a cada 20 dias, são indispensáveis para manter a maciez e a saúde das mechas.”