O que são os nutricosméticos?

Vale a pena tomar suplementos para melhorar o aspecto da pele e do cabelo? Vem esclarecer todas as suas dúvidas sobre os nutricosméticos

Com a correria do dia a dia, é difícil conseguir ingerir todas as necessidades de vitaminas que o corpo precisa. E, para suprir essas necessidades, surgiram os nutricosméticos, substâncias antioxidantes e vitaminas orais. 

Apesar de não substituírem uma alimentação balanceada, com apenas algumas cápsulas, eles prometem suprir boa parte do aporte vitamínico necessário e deixar a pele mais bonita e os cabelos mais brilhantes.

Para que servem os nutricosméticos?

Para vários objetivos e funções. “Eles podem promover a desaceleração do envelhecimento, hidratação, reforço da imunidade, redução da flacidez e celulite, melhora da tonalidade da pele, emagrecimento, melhora da aparência das unhas e cabelos, diminuição dos malefícios caudados pela exposição solar”, explica a dermatologista e expert Dra. Apolônia Sales.

Os resultados dos nutricosméticos variam muito de acordo com a substância e o objetivo de cada um. Alguns deles começam a agir em pouco mais de 24 horas depois do início do uso e outros podem levar semanas até os primeiros efeitos. A maioria dos produtos deve ser ingerida 1 a 2 vezes ao dia, longe das refeições para melhor absorção.

nutricosméticos

As cápsulas ajudam a deixar os cabelos mais fortes e sedosos

Existem contraindicações?

Segundo a Dra. Apolônia Sales, de uma forma geral, os antioxidantes e vitaminas não causam grandes efeitos colaterais. “Mas as grávidas, mulheres que estão amamentando ou com histórico de alergia a algum dos componentes não devem usar. De qualquer forma, é importante conversar com um médico para entender quais nutricosméticos são necessários para o seu caso. É algo que deve ser bem indicado”, diz.

- Por Maria Clara Serpa