- Por Karina Hollo

Cuidados com o cabelo crespo no inverno

Se você sente a mudança de tempo mais do que meteorologista do jornal matinal., aprenda a lidar com os seus fios

As temperaturas despencam e a pele e o cabelo são os primeiros a sentirem os efeitos da mudança climática. Nos fios mais lisos, o impacto ainda é mais brando. Mas nos crespos e cacheados, devido à estrutura capilar mais delicada, o ressecamento ataca!

Pré-lavagem

“O combo leave-in hidratante e máscaras reconstrutoras com ativos como manteiga de karité, murumuru, pantenol, lanolina e óleo de coco dá emoliência aos fios”, fala o hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur. Vale inclusive usar esse último como pré-shampoo. “O óleo de coco pode ser aplicado antes do banho. Enxágue e, só então, aplique o shampoo. Isso vai ajudar a deixar os fios bem hidratados e brilhantes”, aconselha Rudi.

No chuveiro

Quanto a lavagem diária, ele explica que vai depender do tipo do fio, mas a dica é alternar lavando um dia sim e outro não. “A maioria das mulheres negras reclama de oleosidade na pele/couro cabeludo, e lavá-los diariamente pode estimular ainda mais a produção de óleo pela glândula”, diz o hairstylist Ítalo Cardoso, da Esmell Leblon, no Rio de Janeiro.

Desembarace com carinho

Para pentear, opte por um pente de madeira de dentes largos, não use escova. “Eles assentam o volume da cabeleira. E penteie com os fios úmidos, mas comece desembaraçando com os dedos, sempre”, diz Rudi. E, muita calma na hora de desembaraçar o cabelo após o banho. “Comece penteando as pontas até chegar à raiz. Assim, a chance de quebrá-los é bem menor”, acrescenta Ítalo.

BFF na mão

Na secagem, o uso de leave-in é muito importante para não haver ressecamento da fibra. Pela estrutura do fio ser enrolada, a oleosidade da raiz demora muito a chegar às pontas, o que deixa os fios ressecados facilmente. Outra dica preciosa é retirar o excesso de água dos fios com papel toalha (isso mesmo!), que não gera tanto frizz quanto a toalha de banho, geralmente de algodão.

Hidratação mais frequente

Para o expert, os fios étnicos devem ser hidratados duas vezes na semana e desembaraçados com pente de dentes largos. “Não esfregue os fios na hora de secar, apenas aperte com a toalha. Esfregá-los irá dificultar o desembaraço”, finaliza.