Como tirar manchas de espinha do rosto

A dermatologista e expert, Marcela Gomes, revela como tirar manchas de espinha do rosto para ter uma pele bonita e saudável!

A acne é um processo inflamatório e, em grande parte dos casos, pode deixar as temidas manchas de espinha na pele. Essas manchas são acastanhadas e aparecem após as lesões de acne, principalmente, em peles morenas.

Quer saber como se livrar dessas manchas de espinhas e ter uma pele saudável e bonita? A dermatologista e expert, Marcela Gomes, explica!

Como surgem as manchas?

Como dissemos no início dessa matéria, a acne é um processo inflamatório e pode deixar lesões na pele. “Essas lesões são chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória, que são as manchas acastanhadas, que aparecem depois das lesões de acne, principalmente, em peles morenas, que produzem mais melanina”, explica Marcela.

Aliás, as peles morenas devem tomar cuidado redobrado, pois essa produção maior de melanina pode fazer a pele manchar mesmo sem exposição solar, somente pelo processo inflamatório mesmo.

Como evitar?

Para evitar essa hiperpigmentação, a dermatologista indica o uso de protetor solar com fator acima de 50. “Outra dica é não mexer ou cutucar essas lesões, pois quanto mais machucadas estiverem, maior a chance de resultar em manchas”, alerta Marcela.

Além de evitar a exposição solar, a expert indica o tratamento precoce dessas lesões de acne, pois isso evita que o processo inflamatório seja intenso e prolongado.

“O tratamento correto da acne com intensa proteção solar e não mexer nas lesões são os fatores mais importantes para a prevenção dessas manchas de espinha. Para o tratamento é indicada a inclusão de ácidos retinoicos ou glicólicos na rotina, que ajudam na prevenção”, conta Marcela.

A dermatologista indica consultar o seu médico para que ele indique o tratamento correto, pois o uso de produtos por conta própria pode causar irritação na pele.

- Por Aline Marchiori