Cuidados com a pele no inverno

Jovem, radiante, macia e hidratada. É assim que você quer sua pele no inverno? Vem saber como!

Compartilhar:

Que hidratar a pele é importante, você já sabe. Mas reforçar os cuidados com a pele no inverno é essencial. Isso porque a pele de todo o corpo, desde tronco, braços, pernas e até as mãos sofre agressões diárias que causam a perda d’água – só reposta na hidratação. “Além da baixa temperatura, o estresse, as viagens constantes e a privação de sono também colaboram para a pele ficar sensível”, explica a dermatologista Valéria Marcondes.

Por que cuidar mais a pele no inverno?

“A hidratação adequada equilibra e mantém a concentração de água nas diferentes camadas da pele, dando mais viço e um aspecto saudável”, explica a dermatologista Valéria Marcondes. Então, quando a temperatura cai, é hora de reforçar a hidratação na sua rotina de skincare!

Tônico: arma secreta da pele no inverno

Escolher o tônico ideal para seu tipo de pele é o que vai ajudar a reequilibrar o pH e preparar para receber o hidratante. Além disso, ele ajuda a remover qualquer vestígio de make que tenha ficado. “Maquiagem de cobertura mais pesada deve ficar longe em períodos de secura e vermelhidão da pele. Opte sempre por texturas mais leves”, sugere a médica dermatologista.

 

Hora de hidratar

Muito além do rosto, que deve receber um hidratante específico para o seu tipo de pele, cada parte do corpo também pede um tipo de hidratação.

  • Pés e mãos: para evitar fissuras na pele e a desagradável sensação de aspereza, vale procurar por hidratantes com ureia. “É um ativo que promove uma espécie de proteção para que a pele não perca muita água e mantenha-se hidratada”, indica.
  • Corpo: a pele do corpo tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca. “Hidrate depois do banho, é o período de maior aproveitamento do efeito do cosmético. Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, explica a médica.
  • Joelhos e cotovelos: o ideal é que eles sejam hidratados várias vezes ao dia e com produtos que tenham entre os componentes ativos poderosos, além da ureia, como óleos minerais, por exemplo.

 

- Por Karina Hollo