Cuidados com a pele no inverno

O skincare está em dia? Com essas dicas, você tira de letra os cuidados com a pele no inverno e garante uma pele ainda mais radiante

Compartilhar:

A estação mais fria do ano vem aí, e nessa época é comum que a pele fique mais ressecada e perca aquele viço natural que amamos. Para driblar esses efeitos, é muito importante seguir uma rotina de cuidados com a pele no inverno, e nós conversamos com a expert e dermatologista Valéria Marcondes para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Aqui, ela revela quais etapas do skincare devem ser reforçadas nesse período e explica como encaixá-las na sua rotina de um jeito prático. Confira:

Por que cuidar da pele no inverno?

A nossa pele sofre agressões diárias com a exposição solar e à poluição, além de ser afetada pelo estresse e pela privação do sono, e todos esses efeitos podem ser agravados quando combinados com as baixas temperaturas. Mas, calma! A expert revela o grande segredo para proteger e tratar a pele sensibilizada pelo frio.

“Uma hidratação adequada equilibra e mantém a concentração de água nas diferentes camadas da pele, garantindo o viço e um aspecto saudável”, explica a dermatologista.

Cuidados com a pele no inverno

A pele fica mais sensível durante o inverno, por isso, exige mais cuidados

Hidratação da cabeça aos pés

Agora você já sabe que quando chega o inverno é hora de reforçar a etapa da hidratação na sua rotina de skincare. Mas, muito além do rosto, que deve receber um hidratante específico para o seu tipo de pele, cada parte do corpo também pede um tipo de hidratação.

“A pele do corpo todo, desde o tronco e braços às pernas e os pés, perdem água constantemente, por isso é preciso fazer uma hidratação focada em cada região”, diz Valéria Marcondes.

Saiba quais são os melhores produtos e as melhores técnicas para caprichar na hidratação da pele:

Pés e mãos

Para evitar fissuras e a sensação de aspereza, use hidratantes com ureia. “É um ativo que promove uma espécie de proteção para que a pele não perca muita água e mantenha-se hidratada”, indica a dermatologista.

Corpo

Em algumas partes do corpo, como braços, tronco e pernas, a pele tem uma quantidade menor de glândulas sebáceas e, por isso, é mais seca. “Hidrate essas regiões depois do banho, que é o período de maior aproveitamento do efeito do cosmético. Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, explica a médica.

Joelhos e cotovelos

Essas regiões costumam ser naturalmente mais ressecadas, por isso, o ideal é que sejam hidratadas várias vezes ao dia com produtos que tenham entre seus componentes ativos poderosos, além da ureia, como óleos minerais, por exemplo.

Cuidados com a pele no inverno

Cada parte do corpo precisa de um hidratante específico

Turbine a hidratação

Quer uma dica valiosa para turbinar a hidratação da pele no inverno? Invista em um tônico facial ideal para o seu tipo de pele!

“Esse produto reequilibra o pH da pele e a prepara para receber o hidratante. Além disso, ele ajuda a remover qualquer vestígio de maquiagem que tenha ficado”, afirma Valéria Marcondes.

Cuidados com a pele no inverno

Além da hidratação, a proteção solar também é muito importante durante o inverno

Cuidados essenciais com a pele no inverno

Apesar da hidratação ser a principal etapa do skincare durante o inverno, alguns cuidados também são essenciais para manter a pele saudável. Um deles é evitar banhos muito quentes, já que a água em alta temperatura remove a oleosidade natural da pele em excesso.

Além disso, não esqueça de aplicar diariamente um protetor solar com FPS de no mínimo 30, pois mesmo em dias frios a pele é atingida pelos raios UVA e UVB, e também é afetada pelas luzes emitidas por eletrônicos, como o computador e o celular.

- Por Letícia Leite