Como escolher a vitamina C ideal para a sua pele

A vitamina C é o desejo de skincare do momento. Ainda não incluiu na sua rotina? Nós ajudamos a escolher a ideal para sua pele!

Se tem um produto que se tornou hype nas rotinas de cuidados com a pele é a vitamina C. Tanta popularidade se deve ao fato de ser um antioxidante potente, capaz de combater os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.

Mas os seus benefícios não param por aí. Para explicar como a vitamina C age na sua pele e ajudá-la a escolher uma para chamar de sua, batemos um papo com a dermatologista e expert Denise Lage. Confira!

Sem defeitos

Sabe aquele produto que salva a pele até nos dias mais tensos? É a vitamina C. Ela é um antioxidante superpotente que só traz benefícios. “A vitamina C atua no bloqueio da ação dos radicais livres, protegendo o núcleo das células e as fibras de colágeno, combatendo o envelhecimento. Além de regular a ação dos melanócitos, as células que produzem melanina, por isso, possui ação clareadora”, explica Denise. Isso sem contar o papel importante que ela tem na cicatrização.

Escolha a sua

A vitamina C é indicada para qualquer pessoa, mas é importante escolher a ideal para o seu tipo de pele. “Quem tem pele oleosa deve optar pelo sérum ou gel creme. Já para as peles secas, indicamos fazer uso de texturas mais hidratantes, como creme”, indica a expert.

Como a vitamina C é uma substância muito instável, é importante ficar atenta ao risco de oxidação. Quando ela escurece, muda de textura ou adquire um odor forte, significa que perdeu a sua eficácia. Para evitar que isso aconteça, feche bem a vitamina e evite contato com o sol e locais abafados.

Uma boa notícia é que já existe outra opção de vitamina C, a nanoencapsulada, com menos risco de oxidação e um pH menos ácido, diminuindo a probabilidade de irritação da pele.

Dosagem certa

“Para obter a máxima eficácia da vitamina C, o ideal é procurar por ela na versão pura, o Ácido L-ascórbico, em concentrações otimizadas, entre 10% e 15%”, conta Denise. Há também ativos que combinados podem potencializar a sua eficácia, como o ácido ferúlico, por exemplo.

Hora certa de usar

A vitamina C pode ser usada tanto de manhã, quanto à noite, mas por conta do seu efeito antioxidante, o indicado é que ela seja utilizada antes do filtro solar, pois potencializa o fator de proteção, além de combater os danos diários causados pela poluição.

- Por Aline Marchiori