Como amenizar a aparência de pele cansada

Sua pele está opaca e as olheiras não saem por nada? O dermatologista Amilton Macedo dá dicas de como evitar e tratar esses sinais de pele cansada

Compartilhar:

Está com o skincare em dia mas, ainda assim, observa um aspecto de pele cansada? Conversamos com o Dr. Amilton Macedo, dermatologista e expert, e aqui ele explica o que causa esse efeito, além de ensinar como amenizar essa aparência no rosto. Confira!

O que causa o aspecto de pele cansada?

De um modo geral, a pele cansada fica opaca e sem vida, dando a impressão de que você está literalmente cansado ou teve uma noite mal dormida.

Dr. Amilton explica que o acúmulo de células mortas, a poluição, o estresse, desidratação, a falta de nutrientes, alterações hormonais e a exposição aos raios solares sem proteção adequada são alguns fatores que contribuem para esse efeito no rosto.

“Além dos fatores externos, alguns hábitos diários como a má alimentação, a insônia, o tabagismo e o consumo de álcool podem colaborar para o envelhecimento precoce, resultando em uma aparência de pele cansada”, diz.

Como amenizar a aparência de pele cansada

A pele cansada geralmente fica opaca e sem vida

Olhos cansados

Os sinais de cansaço também aparecem na área dos olhos através de olheiras, bolsas, inchaço e flacidez, e por ser uma região muito  sensível, ela requer cuidados especiais.

“As compressas de água fria ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos e, combinadas com uma boa hidratação e com o uso de cremes específicos para a região, melhoram o aspecto de cansaço”, afirma Dr. Amilton.

Como amenizar a aparência de pele cansada

Os sinais de cansaço nos olhos aparecem em forma de olheiras, bolsas e rugas

Atenção às rugas e linhas finas

Muito além da falta de viço na pele e das olheiras, a pele cansada também colabora para o aparecimento de rugas e linhas finas.

“O estresse aumenta a produção de cortisol, as chances de inflamação na pele e o aparecimento de acnes e de linhas de expressão. Além disso, as noites mal dormidas afetam diretamente a produção de colágeno na nossa pele, o que resulta em uma pele cansada”, explica o dermatologista.

Como amenizar a aparência de pele cansada

A pele cansada também colabora para o aparecimento de rugas e linhas finas

Como tratar e evitar?

De acordo com o expert, ter uma rotina de cuidados é essencial para evitar e tratar a aparência cansada da pele. É importante consumir ao menos dois litros de água por dia, ter uma boa alimentação, boas noites de sono e manter o skincare em dia.

“Aposte nas vitaminas C e E, que são antioxidantes, nos séruns, hidratantes e máscaras faciais com retinol, aplique protetor solar pelo menos duas vezes por dia e massageie a região dos olhos. Além disso, alguns procedimentos como o preenchimento com ácido hialurônico, lasers e a luz pulsada aumentam a firmeza da pele, estimulam a produção de colágeno e proporcionam um visual mais descansado ao rosto”, diz Dr. Amilton.

Como amenizar a aparência de pele cansada

Dicas e produtos para amenizar a aparência de pele cansada

- Por Letícia Leite