Suplementação com colágeno funciona em cabelos e pele?

Junto com a médica dermatologista Taiz Campbell, tiramos todas as suas dúvidas sobre suplementação de colágeno para cabelos e pele. Passe aqui!

Compartilhar:

Uma das proteínas mais essenciais para o funcionamento do corpo humano, o colágeno está presente em diversos tecidos humanos. Por isso, conversamos com uma dermato para entender o papel da reposição e entender se a suplementação com colágeno funciona em cabelos e pele. Você encontra mais sobre nossas descobertas aqui:

Função do colágeno

Segundo a dermatologista Taiz Campbell, a função do colágeno é vital para a sustentação das estruturas do corpo. “O colágeno é uma proteína essencial e a maior responsável por estruturar os tecidos. A função do colágeno vai muito além dos cuidados com a pele e cabelos, e inclui manter a saúde de músculos, articulações e até mesmo dos ossos”.

Produção de colágeno durante a vida

“Estudos comprovam que a produção de colágeno começa a diminuir aos 25 anos de idade”, conta a médica. Por isso, é normal notar, a partir desta idade, o surgimento das primeiras linhas e sinais de flacidez. “Nesta faixa, o colágeno que passa a ser produzido é o colágeno de manutenção, ou seja, o corpo utiliza onde há mais necessidade – e nem sempre as necessidades são as linhas de expressão ou o efeito derretimento causado pelo tempo”.

Nasce aí, a importância de uma conversa com o seu dermato, para a reposição e estimulação da melhor maneira. Taiz conta que “vemos, então, a importância de bioestimular a produção de novas fibras com aparelhos ou injetáveis. A produção desta proteína não é igual, então esta métrica é individualizada e pode variar de acordo com fototipo, alimentação e, principalmente, genética”.

O repositório de colágeno

Para uma melhor atuação do colágeno nos tecidos, é necessário impedir a sua degradação precoce. Por isso, para formar um banco que funciona em cabelos e pele, especialmente durante a madurez, é preciso uma atuação conjunta em alimentação, skincare e suplementação de colágeno. A dermatologista conta onde procurar a prevenção:

Por meio da alimentação

Para ter um bom banco de colágeno, vale a pena investir em uma alimentação balanceada e rica em proteínas encontrada em carnes, ovos e algumas sementes. A vitamina C é um ótimo exemplo, já que está ligada à degradação de radicais livres e pode ser encontrada em frutas como laranja, limão e acerola. A hidratação também é muito importante: use e abuse de água!”.

Por meio do skincare

“Aqui, existem uma infinidade de cuidados que variam desde uma alimentação balanceada, a ácidos controlados e até ingestão de cápsulas orais. Pensando por um lado mais básico, ingerir bastante água, não dormir com maquiagem, manter uma rotina de skincare que envolva muita hidratação diária e, principalmente, fazer uso de protetor solar, já é bastante efetivo”.

Por meio da suplementação de colágeno

“O colágeno é uma proteína de tamanho grande, quando ingerido será quebrado em aminoácidos – substâncias menores – para que o corpo consiga absorver e utilizar. Estudos de laboratórios mostram eficácias de Verisol® e Pepton®, dois tipos de colágenos hidrolisados, ou seja, que já passaram pela fase da quebra e podem ser diluídos em água. Os melhores resultados estão relacionados à qualidade da pele, flacidez, hidratação e até nas articulações.

 

- Por Isabelle Guedes