Beleza na gravidez: 4 dúvidas comuns

Como evitar estrias na gestação? E o melasma? Tire essas e outras dúvidas sobre beleza na gravidez com a dermatologista Denise Lage

Compartilhar:

A gestação é um período de muitas descobertas, inclusive sobre o próprio corpo. Heloíse Mulin, influenciadora e revendedora O Boticário, será mamãe de primeira viagem e tem algumas dúvidas muitos comuns sobre beleza na gravidez. Para esclarecer todas elas, convidamos a expert e dermatologista Denise Lage, que fala sobre pele e cabelo na gestação. Confira:

4 dúvidas comuns sobre beleza na gravidez

Como evitar estrias na gravidez?

Dra. Denise Lage: Para a prevenção de estrias na gestação orientamos que a gestante faça uma hidratação após o banho, principalmente em regiões mais suscetíveis, como as mamas, o abdômen, os glúteos e as pernas.

É importante usar cremes de linhas específicas para gestantes, e ela pode potencializar a hidratação aplicando um óleo corporal, já que ele cria uma barreira protetora na pele e faz com que essa hidratação seja ainda mais efetiva.

Sentir coceira na pele pode ser um sinal do surgimento das estrias, pois quando a pele estica ela fica mais sensível e acaba coçando.

Geralmente, elas aparecem no final da gestação. Quando são recentes, elas são avermelhadas e respondem muito bem aos tratamentos estéticos com laser. Então, caso a mulher queira tratar as estrias após o nascimento do bebê, ela deve procurar um profissional o quanto antes, porque quanto mais rápido for o tratamento, maiores são as chances das estrias amenizarem, em alguns casos elas desaparecem completamente.

Quais ativos são proibidos para grávidas no skincare?

Dra. Denise Lage: Alguns ativos muito comuns no skincare não são permitidos para uso em gestantes, como a ureia, o ácido retinóico e o ácido salicílico.

A ureia é altamente hidratante e altamente absorvível, assim, pode passar pela placenta e interferir no desenvolvimento fetal. Já o uso do ácido retinóico pelas grávidas, principalmente no primeiro trimestre, que é o mais importante no que diz respeito à formação do bebê, pode causar uma má-formação cardíaca no feto.

É muito importante que as gestantes se informem com seus médicos sobre os ativos que elas podem ou não usar.

Beleza na gravidez: 4 dúvidas comuns

As gestantes devem se informar com seus médicos sobre o uso de ativos e procedimentos de beleza proibidos na gravidez

Gestação de menino deixa a pele e o cabelo mais bonitos?

Dra. Denise Lage: Independente da gestação ser de menino ou menina, durante a gravidez a pele fica mais hidratada, viçosa e macia, enquanto o cabelo fica mais volumoso e com brilho, tudo isso graças ao aumento de hormônios como o estrógeno e a progesterona, que são essenciais para o desenvolvimento do bebê.

No entanto, em torno de 4 meses após o parto, também dependendo do tempo de amamentação, a mulher costuma ter uma queda de cabelo devido a alterações hormonais.

Como tratar melasma na gestação?

Dra. Denise Lage: A principal dica para a prevenção do melasma na gestação é usar protetor solar com cor, porque o pigmento é a única maneira de proteger a pele contra a luz visível, causadora das manchas. Quando houver exposição solar, é importante reaplicar o protetor solar com frequência e complementar a proteção com o uso de chapéus e bonés.

 

- Por Letícia Leite