Oil free, oil control e toque seco: quais são as diferenças?
Sempre bate a dúvida entre produtos oil free, oil control e toque seco? Uma dermatologista explica qual é o mais indicado para cada pele
15/02/2024
Se você tem a pele oleosa, certamente procura pelos selos de oil free, oil control e toque seco nas embalagens de make e de produtos de skincare. Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre eles? Aqui, a dermatologista e expert Denise Lage explica tudo sobre esses tipos de efeitos na pele. Confira!
Veja Mais
Oil free, oil control e toque seco: quais são as diferenças?
Ver essa foto no Instagram
Oil free
De acordo com a dermatologista, os produtos oil free não têm adição de óleos em suas composições ou há uma quantidade mínima, e essas formulações aparecem bastante em protetores solares, em hidratantes faciais e séruns.
“Eles são indicados para quem tem pele oleosa ou mista, com maior concentração de oleosidade na zona T. Devido a ausência de óleo em suas fórmulas, eles não pioram a oleosidade da pele”, explica.
Não possuem óleos em suas fórmulas. Indicados para peles mistas e oleosas, com concentração de oleosidade na zona T.
Oil control
Os produtos oil control, que geralmente são loções, séruns, cremes-gel, hidratantes e protetores solares, controlam a oleosidade da pele.
“O protetor solar oil control, por exemplo, tem partículas de sílica, um dos ativos que ajudam a diminuir e controlar o excesso de oleosidade na pele. Essa formulação é ideal para peles oleosas, com tendência à acne e mistas”, afirma Dra. Denise.
Controlam a oleosidade na pele. Ideais para peles oleosas, com tendência à acne e mistas.
Toque seco
Também conhecido como efeito matte, como o próprio nome já diz, essa formulação dá um toque mais seco e opaco para a pele. Geralmente, ela é encontrada em maquiagens e em protetores solares.
“O toque seco é indicado não só para pele oleosa e mista, como também para as normais, principalmente para quem não gosta de aspecto muito luminoso no rosto”, diz a expert.
Garantem um toque mais seco ou efeito matte. Podem ser usados em todos os tipos de pele, para evitar um efeito muito luminoso no rosto.
Efeito blur
Nesse universo de formulações e acabamentos para a pele, a dermatologista também recomenda produtos com efeito blur. Popular na maquiagem, ele aparece bastante nos primers e BB creams.
“Esse efeito melhora a textura da pele, ameniza os poros, o brilho e controla a oleosidade por um tempo maior”, afirma.