Como evitar estrias na gravidez

Os cuidados com a pele podem ser mantidos durante a gestação. Aqui, a dermatologista Carla Vidal diz como evitar estrias na gravidez de um jeito simples!

Compartilhar:

Como evitar estrias na gravidez? Essa é uma das perguntas mais frequentes das gestantes para os seus médicos em relação à pele. Mas, antes de tudo, você sabe por que elas surgem nesse período?

De acordo com a expert e dermatologista Carla Vidal, as estrias aparecem quando há o estiramento da pele, causada pelo crescimento da barriga, pelo ganho de peso e até por questões hormonais.

“Alguns hormônios como o cortisol, o estrogênio, a relaxina, entre outros, alteram a fibra elástica da pele, então, ela se torna mais vulnerável ao rompimento”, explica.

Mas, para quem quer manter a pele lisinha, a boa notícia é que essas estrias podem ser evitadas. Saiba como!

Alimentação balanceada

Segundo a Dra. Carla Vidal, uma boa alimentação é fundamental para prevenir as estrias. Aposte em alimentos ricos em vitamina C e E, evite carboidratos e ingira pelo menos dois litros de água diariamente. 

“Alimentos antioxidantes, como as frutas cítricas, estimulam o colágeno. Quanto à vitamina E, ela protege as células do organismo e evita o rompimento da pele, assim, consuma sementes de girassol, castanhas do Pará, amêndoas, nozes e ameixas secas, por exemplo”, diz.

Como evitar estrias na gravidez

Para evitar estrias na gravidez é importante ter uma alimentação balanceada

Hidrate a pele

Outro grande aliado das gestantes contra as estrias é a hidratação da pele. A dermatologista recomenda o uso de produtos formulados, pois cada mulher tem um tipo de pele. Mas, para aquelas que preferem comprar cremes e óleos prontos, ela orienta ficar de olho nas composições.

“Os produtos ideais são aqueles com ativos como nanossomas de óleo de avocado, que têm uma penetração maior na pele, óleo de semente uva, tudo isso associado ao resveratrol, aloe vera, e outros componentes que não comprometem a saúde da gestante e do bebê”, afirma.  

Além da barriga, as estrias podem aparecer nos seios, no abdômen, então é importante hidratar o corpo todo pelo menos duas vezes ao dia, e a dermatologista explica como aplicar esses cremes e óleos.

“Faça uma massagem de baixo para cima, passando pela virilha, pelos flancos até chegar às mamas”, diz.

Como evitar estrias na gravidez

Verifique se os ativos dos cremes e óleos são indicados para gestantes

As estrias apareceram, e agora?

Você seguiu todas as recomendações para evitar as estrias na gravidez mas, mesmo assim, elas apareceram? Está tudo bem! Tenha em mente que elas são marcas de um momento nobre e único, que é a gestação. 

Se você quiser tratá-las, a dermatologista diz que é possível e orienta para que o tratamento seja feito o quanto antes, após a gravidez.

“Quanto mais branca e antiga for essa estria, mais difícil é de tratar. Nem sempre conseguimos apagar as estrias por completo, mas é possível camuflá-las, melhorando a qualidade da pele ao entorno dela”, diz a expert.

Ao iniciar o tratamento, é preciso analisar a cor, o tamanho e a profundidade das estrias, e então escolher o melhor método para o seu caso.

“Podemos tratar com cremes, principalmente aqueles que contêm ácido hialurônico, ou com lasers, mas tudo depende do tipo de estria e da pele da mulher. As peles claras, finas e sem flacidez são mais propensas ao quadro”, explica.

Como evitar estrias na gravidez

Analise o tipo de estria e escolha um tratamento de acordo com as suas necessidades

Como evitar estrias na gravidez

Dicas e produtos para prevenir as estrias na gravidez

- Por Letícia Leite