- Por Karina Hollo

3 tipos de pré-shampoo que você precisa testar

Óleos para proteger fios ressecados, esfoliante para couro cabeludo ou limpeza profunda: qual é o melhor pra você?

Já se foi o tempo quando lavar os cabelos era só entrar no chuveiro, aplicar shampoo e condicionador. Hoje, tem pré-shampoo para proteger os fios danificados ou ressecados, tratamento para couro cabeludo, condicionador com enxágue, condicionador sem enxágue, ampola, máscara de tratamento… A seguir, o hair stylist Celso Kamura fala um pouco sobre os dois primeiros.

 

Quem deve usar pré-shampoo com ação protetora?

Se os seus fios são secos ou estão ressecados, os pré-shampoos em forma de óleos e cremes podem ser os salvadores da pátria. Isso porque impedem que o shampoo, que vem em seguida, agrida demais os fios ou retire sua camada de lipídeos – que é o que os mantêm com brilho e maleáveis.

E os com ação de limpeza profunda, são só para quem tem couro cabeludo oleoso?

“Esse tipo de pré-shampoo funciona como uma limpeza profunda dos fios e do couro cabeludo”, fala Kamura. E são indicados principalmente para quem tem fios oleosos ou usa muitos produtos finalizadores. “Ele tira resíduos dos fios e algumas fórmulas têm também nutrientes. Este deve ser utilizando antes do shampoo. Deixe agir por uns 5 minutos e lave normalmente com shampoo e condicionador”, ensina. O produto ajuda os fios a ficarem soltinhos, mais macios e com maior brilho, livres das impurezas e do excesso de produtos nos fios.

E o esfoliante capilar?

Kamura alerta para você ter bastante cuidado com os esfoliantes do couro cabeludo. Usar mais do que uma vez por semana pode machucar seu couro cabeludo!