Como usar o condicionador

Quer cabelo de estrela, desembaraçado e brilhante? Vem aprender como tirar proveito desse produto que você usa todo dia!

O condicionador é um companheiro de banho importante para cuidar dos fios, depois de lavar. Ele consegue exercer muitas funções em apenas um passo.

O cabeleireiro Julio Crepaldi explica melhor: “Quando você lava o cabelo, a fórmula do shampoo pode ser muito adstringente, o que acaba removendo a hidratação natural. Ao condicionar, você devolve óleos essenciais e estabelece uma nova condição, garantindo maciez e maleabilidade”.

 

Mas não acaba por aí. É o condicionador também que facilita o desembaraçar e tira a eletricidade estática (causada pelo esfrega-esfrega da lavagem), espantando o frizz.

Escamas do cabelo

Pode parecer engraçado falar em “escama” do cabelo, mas é verdade. Os fios são compostos, em sua superfície, por cutículas encaixadas umas às outras.

Quando estão abertas, o fio fica exposto a agressões, embaraça, e perde seu brilho uma vez que a luz bate e não consegue refletir. No entanto, quando você usa o condicionador, ele fecha essas estruturas deixando a superfície lisa e, consequentemente, mais brilhante e sem enrosco.

Vide bula

Tem quem acredite que o poder de um condicionador está no fato de ele ser cremoso. Porém, isso não é verdade. O que garante eficácia ao produto são seus ingredientes e ativos, e não a textura da fórmula.

Para desvendar o mistério dos rótulos, Julio ensina: “Óleos vegetais naturais como o de coco, de amêndoas, de argan, entre outros, têm função emoliente. Já o quaternário de amônia é uma substância que atrai umidade, deixa o cabelo macio e desembaraçado; enquanto derivados de proteínas fortalecem os fios”.

Com jeitinho

Todo mundo acha que sabe passar o condicionador, mas poucas tiram de letra. A recomendação do hair stylist é aplicar começando pelas pontas e ir levando pelo comprimento, mantendo 4 dedos de distância da raiz para evitar o acúmulo de oleosidade nessa região. “Uma boa pedida é pentear os fios para espalhar melhor e já desembaraçar”, diz Crepaldi.

Além disso, para quem tem muito cabelo, vale separá-lo em três seções: nuca, topo da cabeça e frente; para que nenhuma parte fique esquecida durante a aplicação.

Truque pós-festa

 Se você já passou pelo drama que é desembaraçar um penteado desfiado e com spray fixador, essa dica é sua! O segredo de pro é umedecer levemente os fios e, em vez de começar pelo shampoo, usar o condicionador primeiro.
Ele vai facilitar o processo, desfazendo os emaranhados antes de você ir para baixo do chuveiro.

Tira tudo

Se você tem o costume de deixar um restinho de condicionador nos fios, cuidado. “É importante enxaguar bem, porque o acúmulo pode levar à descamação ou à queda de cabelo pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Outro problema é a perda de brilho, como se fosse uma ‘intoxicação’ dos fios pelo exagero de produto em sua superfície”, alerta o expert. Se quiser, use um leave-in que, como o nome diz, não precisa de enxague.

Com ou sem?

Outra dúvida frequente é se depois de usar uma máscara de tratamento precisa ou não aplicar o condicionador.

“Na verdade, isso vai depender do conselho de uso de cada produto. No entanto, quando temos uma fórmula reconstrutora, rica em proteínas, ela pode deixar os fios mais resistentes e então o condicionador ajuda a dar maciez. Caso a máscara já seja hidratante, não há necessidade”, diz Julio.

Conforme a estação

 Ao longo do ano, o tempo muda e, com ele, nosso cabelo também fica com necessidades específicas. Por isso, nada melhor do que ter condicionadores diferentes.

Crepaldi recomenda às suas clientes usar um produto mais hidratante no inverno e outro com proteção UV no verão, por exemplo. Ou ainda, manter um de tratamento intenso para quando as fibras estiverem mais danificadas e outro de uso diário para intercalar. Assim, é cabelo poderoso o ano todo!

- Por Gui Takahashi